Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência

Autores

  • Letícia Maria Maciel de Moraes UFPE - Universidade Federal de Pernambuco e FACAL - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro
  • Talita Maria Pereira de Lima UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Direito à educação, Pessoas com deficiência, Capacitismo, COVID-19, Decreto nº 10502/2020

Resumo

A transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2 escancarou a violência vivenciada pelas pessoas com deficiência, que vinham sendo vítimas do esfacelamento das Políticas Públicas e Direitos Sociais conquistados, a exemplo do Decreto nº 10502/2020, que traduz a violação do Direito à educação. Nesse contexto, o presente ensaio visa a investigar os possíveis efeitos deste Decreto na educação brasileira para pessoas com deficiência em tempos de enfrentamento ao COVID-19, vislumbrando a inclusão deste segmento através da efetivação do direito à educação. Nossa pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica, utilizando-se do Decreto nº 10502/2020, outras normativas e artigos científicos sobre educação para pessoas com deficiência. Como resultados esperados, é possível perceber que o Decreto volta ao paradigma da segregação desse grupo, de modo que seus efeitos acabam ferindo princípios de tratados de direitos humanos e a CF/88, pois a educação brasileira deve ser inclusiva, ainda que em tempos de enfrentamento ao COVID-19.

Biografia do Autor

Letícia Maria Maciel de Moraes, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco e FACAL - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro

Advogada, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora universitária. 

Talita Maria Pereira de Lima, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Bolsista CAPES/DS; Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco e Advogada.

Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e doutora em psicologia cognitiva pela UFPE e professora associada do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação - UFPE.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Maciel de Moraes, L. M., Pereira de Lima, T. M., & Siqueira Campos Lima, R. A. (2021). Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(1), 203–225. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5514