A construção de uma educação antirracista: um ensaio acerca das ideias de Bell Hooks

Autores

  • Roselita Soares de Faria E. M. Gracy Vianna Lage
  • Aparecida Terras CEEFMTI "MANOEL DUARTE DA CUNHA"

Palavras-chave:

Educação antirracista. Teoria transgressora. Estratégia pedagógica

Resumo

Educação antirracista precisa ser pauta de discussão de toda a equipe escolar e sociedade, pois o racismo é prejudicial aos estudantes. Contudo, é possível desenvolver uma nova abordagem: a discussão do tema com vistas a mitigá-lo. Problematizar reflexões pedagógicas sobre as questões étnico-raciais, sobretudo na escola, em que o foco deveria ser criar elos de solidariedade. As ideias de hooks embasarão este trabalho, a fim de emancipar os alunos. Percebe-se, a partir deste ensaio, que: a) o uso da teoria transgressora poderá fortalecer a empatia com o outro na hora de expressar suas ideias; b) debater a educação antirracista poderá produzir impactos holísticos na formação do aluno; c) estudar literaturas antirracistas permitirá ao aluno se desenvolver criticamente como agente escolar. Construir a educação antirracista poderá ser uma atividade exitosa por agregar valores até mesmo para os racistas mais radicais, tornando-se uma estratégia pedagógica de valor para o aluno e professor.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Soares de Faria, R., & Dias Terras Gomes, A. . (2021). A construção de uma educação antirracista: um ensaio acerca das ideias de Bell Hooks. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 4(1), 283–298. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5517