As obras negro-brasileiras no Ensino Médio
Perspectivas para a temática racial na Literatura
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6543Palavras-chave:
Educação antirracista., Literatura negro-brasileira, Ensino Médio, Práticas Docentes, Formação de ProfessoresResumo
Esta pesquisa possui um caráter qualitativo (MINAYO, 1994), e tem como objetivo auxiliar na discussão da temática racial no Ensino Médio a partir da Literatura Negro-brasileira. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica baseada, principalmente, em Gomes (2017), Cuti (2010) e Munanga (2014), a fim de se apropriar das teorias acerca de raça, racismo e literatura negro-brasileira e, posteriormente, com a finalidade de contribuir com a prática docente dos professores de Literatura do Ensino Médio, assim, propusemos caminhos para uma abordagem da temática racial por meio da Literatura Negra. A pesquisa evidenciou que o caráter subjetivo da arte literária possibilita o combate ao racismo, de forma que a discussão da temática em aulas de literatura se torna imprescindível para a nossa realidade. Dessa forma, esperamos que este estudo contribua com os procedimentos de ensino dos docentes que se posicionam contrários ao racismo e enxergam na literatura e na educação formas de tornar a sociedade mais justa.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019.
ALMEIDA, Silvo. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
AMARILHA, Marly. Uma janela sobre a pesquisa em ensino de literatura. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva (orgs.). Formação do pesquisador em educação: Profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió: EDUFAL, 2007.
BECHARA, Evanildo (org.). Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras: língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011.
BRASIL. Lei 10.645. Senado Federal: Brasília, 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 22 de setembro de 2020.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação. Brasília, 2004
CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.
FIGUEIREDO, Mônica dos Santos Melo. Relações intersemióticas em vivências de sala de aula. Congresso Nacional de Educação, 2018. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4849_05072018182924.pdf>. Acesso em: 09 de Maio de 2021.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010: características da população e dos domicílios, resultados do universo. Rio de Janeiro, 2011.
LOPES, Elisângela. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Coord.). Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
MACENA, Keyla Patrícia da Silva; ALMEIDA, Eliene Amorim de. A diversidade étnico-racial na sala de aula trabalhada a partir da Literatura infantil. Revista Educare. João Pessoa, v. 4, p. 1-18, jan./jun. 2020.
MACENA, Keyla Patrícia da Silva; BONAMIGO, Lais; ALMEIDA, Eliene Amorim de. Análise da obra oitocentista Úrsula sob a perspectiva das categorias gênero e raça. Revista Educare. João Pessoa, v. 4, p. 1-18, jan./jun. 2020.
MELO, Rejane Oliveira de. A literatura na perspectiva de uma educação para inter/multiculturalidade. Recife: Bagaço, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MORRISON, Toni. A origem dos outros: Seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MUCCI, Latuf Isaias. Intersemioticidade. In: E-dicionário de termos literários. Dez, 2009. Disponível em: <https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/intersemioticidade/>. Acesso em: 09 de Maio de 2021.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Geledés, 2014. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf >. Acesso em: 20 de setembro de 2020.
OLIVEIRA, Érica Patrícia Barbosa de; CARMO, Erinaldo Ferreira do. Relatos de experiências na utilização de filmes no estudo da história e da cultura dos povos africanos. In: ROSA, Adriana Letícia Torres da; XIMENES, Lavínia de Melo e Silva; DINIZ, Madson Gois (orgs.). Formação docente: O espaço escolar como campo de investigação e inovação pedagógica. Recife: Ed. UFPE, 2018.
OLIVEIRA, Rayane Maria da Silva; JAMIR E SILVA, Liliane Maria. Literatura infantojuvenil afrobrasileira: caminhos na superação do racismo. Lumen, Recife, v. 26, p. 45-65, jan./jun., 2017.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ROSA, Adriana Letícia Torres da; ALMEIDA, Cristina Lúcia de; BARROS, José Batista de; SANTOS, José Eduardo Gonçalves; DINIZ, Madson Gois. A leitura literária na educação básica: nas páginas da biblioteca da turma. In: ROSA, Adriana Letícia Torres da; XIMENES, Lavínia de Melo e Silva; DINIZ, Madson Gois (orgs.). Formação docente: O espaço escolar como campo de investigação e inovação pedagógica. Recife: Ed. UFPE, 2018.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. 11 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
VIDAL, Fabiana Souto Lima; CAVALCANTI, Bruna Dourado; VITAL, João Marcello Amaral. Reflexões sobre a representação dos (as) negros (as) na arte brasileira. In: ROSA, Adriana Letícia Torres da; XIMENES, Lavínia de Melo e Silva; DINIZ, Madson Gois (orgs.). Formação docente: O espaço escolar como campo de investigação e inovação pedagógica. Recife: Ed. UFPE, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).