As obras negro-brasileiras no Ensino Médio

Perspectivas para a temática racial na Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6543

Palavras-chave:

Educação antirracista., Literatura negro-brasileira, Ensino Médio, Práticas Docentes, Formação de Professores

Resumo

Esta pesquisa possui um caráter qualitativo (MINAYO, 1994), e tem como objetivo auxiliar na discussão da temática racial no Ensino Médio a partir da Literatura Negro-brasileira. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica baseada, principalmente, em Gomes (2017), Cuti (2010) e Munanga (2014), a fim de se apropriar das teorias acerca de raça, racismo e literatura negro-brasileira e, posteriormente, com a finalidade de contribuir com a prática docente dos professores de Literatura do Ensino Médio, assim, propusemos caminhos para uma abordagem da temática racial por meio da Literatura Negra. A pesquisa evidenciou que o caráter subjetivo da arte literária possibilita o combate ao racismo, de forma que a discussão da temática em aulas de literatura se torna imprescindível para a nossa realidade. Dessa forma, esperamos que este estudo contribua com os procedimentos de ensino dos docentes que se posicionam contrários ao racismo e enxergam na literatura e na educação formas de tornar a sociedade mais justa.

Biografia do Autor

Keyla Macena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Pós-graduanda em Literatura Infantil, Juvenil e Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Graduada em Letras com licenciatura plena em Português e Inglês pela mesma instituição e estudante de Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi bolsista CAPES/CNPq, durante os anos 2018 e 2019, no Colégio de Aplicação da UFPE, com o subprojeto 'Multiletramento na sala de aula: práticas de leitura e escrita de gêneros multimodais' e foi, em 2020.2, Monitora na disciplina 'Pesquisa em Educação' (NCL1735) no curso de Licenciatura em Letras/Noite da FAFIRE; Foi aluna-pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da FAFIRE (NUP), com projetos acerca de formação de professores, relações étnico-raciais e Literatura Brasileira. Em 2021 recebeu bolsa de pesquisa PIBIC/PROPESQI (UFPE) com o projeto 'Gênero nas políticas educacionais nacionais: Um olhar sobre as pesquisas na Educação de Jovens e Adultos (2000-2018)' e foi monitora na disciplina 'Literatura Pernambucana' (DLE116) no curso de Licenciatura em Letras/Noite da FAFIRE. Integra os grupos de pesquisa 'Educação, Currículo e contemporaneidade' (GPECC/UFPE), 'A EJA em contexto de Privação de Liberdade' (UFPE) e 'Educação, etnicidade e historiografia'. Ademais, foi voluntária no Pré-Vestibular Gradação (CE/UPE) como professora de Literatura e Coordenadora da Equipe de Literatura. Tem experiência nas áreas de Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura brasileira e em Educação com ênfase em Práticas Pedagógicas e Currículo.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019.

ALMEIDA, Silvo. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

AMARILHA, Marly. Uma janela sobre a pesquisa em ensino de literatura. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva (orgs.). Formação do pesquisador em educação: Profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió: EDUFAL, 2007.

BECHARA, Evanildo (org.). Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras: língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011.

BRASIL. Lei 10.645. Senado Federal: Brasília, 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 22 de setembro de 2020.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação. Brasília, 2004

CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

FIGUEIREDO, Mônica dos Santos Melo. Relações intersemióticas em vivências de sala de aula. Congresso Nacional de Educação, 2018. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4849_05072018182924.pdf>. Acesso em: 09 de Maio de 2021.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010: características da população e dos domicílios, resultados do universo. Rio de Janeiro, 2011.

LOPES, Elisângela. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Coord.). Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.

MACENA, Keyla Patrícia da Silva; ALMEIDA, Eliene Amorim de. A diversidade étnico-racial na sala de aula trabalhada a partir da Literatura infantil. Revista Educare. João Pessoa, v. 4, p. 1-18, jan./jun. 2020.

MACENA, Keyla Patrícia da Silva; BONAMIGO, Lais; ALMEIDA, Eliene Amorim de. Análise da obra oitocentista Úrsula sob a perspectiva das categorias gênero e raça. Revista Educare. João Pessoa, v. 4, p. 1-18, jan./jun. 2020.

MELO, Rejane Oliveira de. A literatura na perspectiva de uma educação para inter/multiculturalidade. Recife: Bagaço, 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORRISON, Toni. A origem dos outros: Seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MUCCI, Latuf Isaias. Intersemioticidade. In: E-dicionário de termos literários. Dez, 2009. Disponível em: <https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/intersemioticidade/>. Acesso em: 09 de Maio de 2021.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Geledés, 2014. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf >. Acesso em: 20 de setembro de 2020.

OLIVEIRA, Érica Patrícia Barbosa de; CARMO, Erinaldo Ferreira do. Relatos de experiências na utilização de filmes no estudo da história e da cultura dos povos africanos. In: ROSA, Adriana Letícia Torres da; XIMENES, Lavínia de Melo e Silva; DINIZ, Madson Gois (orgs.). Formação docente: O espaço escolar como campo de investigação e inovação pedagógica. Recife: Ed. UFPE, 2018.

OLIVEIRA, Rayane Maria da Silva; JAMIR E SILVA, Liliane Maria. Literatura infantojuvenil afrobrasileira: caminhos na superação do racismo. Lumen, Recife, v. 26, p. 45-65, jan./jun., 2017.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ROSA, Adriana Letícia Torres da; ALMEIDA, Cristina Lúcia de; BARROS, José Batista de; SANTOS, José Eduardo Gonçalves; DINIZ, Madson Gois. A leitura literária na educação básica: nas páginas da biblioteca da turma. In: ROSA, Adriana Letícia Torres da; XIMENES, Lavínia de Melo e Silva; DINIZ, Madson Gois (orgs.). Formação docente: O espaço escolar como campo de investigação e inovação pedagógica. Recife: Ed. UFPE, 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. 11 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VIDAL, Fabiana Souto Lima; CAVALCANTI, Bruna Dourado; VITAL, João Marcello Amaral. Reflexões sobre a representação dos (as) negros (as) na arte brasileira. In: ROSA, Adriana Letícia Torres da; XIMENES, Lavínia de Melo e Silva; DINIZ, Madson Gois (orgs.). Formação docente: O espaço escolar como campo de investigação e inovação pedagógica. Recife: Ed. UFPE, 2018.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

Macena, K. (2022). As obras negro-brasileiras no Ensino Médio : Perspectivas para a temática racial na Literatura. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(1), 25–41. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i1.6543