EDUCAÇÃO PRISIONAL E A REMIÇÃO DE PENA PELA LEITURA

relato de uma experiência formativa em educação e Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.7115

Palavras-chave:

Reeducandos, Programa de Educação Tutorial, Educação prisional, Pedagogia

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o relato de um projeto de extensão desenvolvido por um grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) com reeducandos de uma instituição prisional. A experiência relatada teve como objetivo proporcionar aos estudantes do curso de Pedagogia que compõem o grupo PET o contato com uma área de atuação profissional, a educação prisional, e aliado a este objetivo, como retorno social, proporcionar aos reeducandos da instituição prisional uma experiência educativa a partir de um projeto que contemplasse mais que apenas a leitura e a escrita. Estreitando os laços entre a educação e os direitos humanos, visou a ampliação do repertório cultural e estético dos reeducandos por meio de uma visita guiada a um museu e ao conjunto arquitetônico de uma universidade pública.

Biografia do Autor

Lucas da Silva Costa, Universidade Federal de Viçosa

Graduando do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, membro bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), atuou como estagiário na Rede de Ensino Municipal de Viçosa - MG, pela inclusão de crianças com transtornos ou deficiência a partir do programa de inclusão da Prefeitura Municipal. Desenvolve pesquisa na área da História da Educação e também na área de Gêneros e Sexualidades, tem experiências com a Educação Lúdica (Projeto Ludoteca - UFV).Envolveu-se com a temática de Educação e Tecnologia, com ênfase no uso de aplicativos para prática docente e outros recursos tecnológicos por meio de mini-cursos produzidos e ministrados a comunidade acadêmica e também participou de outros projetos de extensão e atividades relacionando-se com as mais diversas áreas da ciências Humanas.

Maria Eduarda Vieira Martins, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Viçosa, membro bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Conexão de Sabers.

Samantha Aparecida Correa Alves, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Viçosa, membro do Programa de Educação Tutorial - PET EDU Conxeão de Saberes.

Cristiane Aparecida Baquim, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), pós-doutora em educação pela Universidade do Porto. Tem experiência na área de Educação, tanto no Ensino Fundamental e Médio, quanto no Ensino Superior. Atuou como Supervisora Pedagógica na rede estadual de ensino de Minas Gerais, como Coordenadora Pedagógica na rede privada de ensino, como professora universitária na rede privada (na graduação e na pós-graduação) e como tenente-pedagoga na Força Aérea Brasileira. Atualmente é docente da Universidade Federal de Viçosa, na área de Gestão da Educação, tutora do Programa de Educação Tutorial PET/EDU/UFV e Assessora Especial da Pró-reitoria de Ensino. Na UFV atuou, também, como coordenadora do curso de Pedagogia e Chefe do Departamento de Educação. Desenvolve e orienta pesquisas especialmente na área de políticas educacionais e legislação de ensino.

Referências

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em 30 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 30 out. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 11 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei n.º 4.570, de 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node0145g08msjq10snkgqvoxwnii10793151.node0?codteor=1799617&filename=Avulso+-PL+4570/2019

FOUCALT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão: tradução de Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 348 p.

GRACIANO, Mariângela. SCHILLING, Flávia. A educação na prisão: hesitações, limites e possibilidades. Estudos de sociologia, V. 13, n 25. (2008) Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1148

GUERRAS DO BRASIL. EP 5: Universidades do crime. Luiz Bolognesi, Brasil. Produtora Buriti Filmes, EBC/TV Brasil. 2019. Disponível em: http://www.buritifilmes.com.br/filmes.php?cat=filme&mostra_filme=27

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Da Silva Costa, L., Eduarda Vieira Martins , M., Aparecida Correa Alves, S., & Aparecida Baquim, C. (2022). EDUCAÇÃO PRISIONAL E A REMIÇÃO DE PENA PELA LEITURA : relato de uma experiência formativa em educação e Direitos Humanos. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 5(2), 80–102. https://doi.org/10.36704/sdhe.v5i2.7115