Educação em Direitos Humanos

um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras

Autores

  • Juliana Naves Diniz de Paula UEMG

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7759

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Formação de educadores , Currículos escolares

Resumo

Uma Educação em Direitos Humanos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a integração de valores e conhecimentos que promovam o respeito da dignidade humana, desde a infância. Neste contexto, o presente trabalho estuda a abordagem dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras, a partir de uma perspectiva histórico-normativa e de seus desafios atuais. Destacam-se a relevância da inclusão de conteúdos de Direitos Humanos nos currículos, a necessária qualidade na formação de educadoras e educadores e a importância de uma superação dos obstáculos culturais e políticos nos tempos de hoje. A Educação em Direitos Humanos deve se pautar pelo respeito à sua própria natureza transversal e interdisciplinar, fruto de uma construção coletiva que não ignore as percepções pessoais das educadoras e dos educadores e da comunidade escolar como um todo.

 

 

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Naves Diniz de Paula, J. (2023). Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(2), 6–26. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7759