Saúde mental e vivência universitária
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7884Palavras-chave:
Políticas Públicas, Vivência universitária, Saúde mental estudantilResumo
Trata-se do mapeamento das demandas relativas à atenção psicossocial e acadêmica de estudantes analisando aspectos da vivência universitária e saúde mental por meio da aplicação do SRQ-20, visando atender Políticas Públicas de Assistência Estudantil. O perfil predominante indica: 94% realizam atividade profissional, 90% faixa etária 18-40 anos, 80% solteiros, 73% moram com a família ou amigos, 52% residentes em Abaeté-MG. Os resultados indicam prevalência de Transtornos Mentais Comuns em 60% da amostra pesquisada, no momento da coleta de dados estariam em sofrimento mental nos âmbitos humor depressivo, sintomas somáticos, decréscimo da energia vital e pensamentos depressivos. Os aspectos psicossociais referem-se ao desempenho acadêmico, atividades pedagógicas, falta de apoio emocional na universidade, ausência de atendimento em saúde mental. A dupla jornada laboral e universitária parece ter influenciado os resultados da pesquisa.
Referências
ACCORSI, M. Atenção psicossocial no ambiente universitário: um estudo sobre a realidade dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (mestrado) - Universidade federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Florianópolis. 2015.
ALVES FARINHA, C. Os modos de vida e a quarentena da CoViD-19. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 2, n. 4, p. 147-163, 30 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.147-163
CARDOSO, A. C. C. et al; Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes de Medicina durante a pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Educação Médica. 46(1) :e006,2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210242. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210242
DANTAS, Eder Samuel Oliveira et al. Fatores associados à ansiedade em residentes multiprofissionais em saúde durante a pandemia por COVID-19. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2021, vol.74, suppl.1, e20200961. Epub Apr 14, 2021. ISSN 0034-7167. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0961. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0961
GUNDIM, V. A., Encarnação, J. P. da, Santos, F. C., Santos, J. E. dos, Vasconcellos, E. A., & Souza, R. C. de. (2020). Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de CoViD-19. Revista Baiana De Enfermagem, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293 DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293
HARDING, T.W; et al. Mental disorders in primary health care: A study of their frequency and diagnosis in four developing countries. Psychol Med 1980;10(2):231-41 DOI: https://doi.org/10.1017/S0033291700043993
MAIA, B.R; DIAS, P.C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. Http//dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
MARI, J.D.J; WILLIAMS P. A. Validity Study of a Psychiatric Screening Questionnaire. Br J Psychiatry 1986; 148:23-7. DOI: https://doi.org/10.1192/bjp.148.1.23
MEDEIROS, J.B; TOMASI, C. Redação de artigos científicos. Ed. Atlas. 2 ed. 2021.
MOTA, D. C. B. et al. Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19. Ciências & Saúde Coletiva, 26(6): 2159-2170, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.44142020
PERINI, J. Paulino; DELANOGARE, Eslen; SOUZA, Alves Sabrina. Transtornos mentais comuns e aspectos psicossociais em universitários do sul do Brasil. Vittalle – Revista de Ciências da Saúde, v. 31, n. 1, 2019, 44-51. DOI: https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8678
RODRIGUES, B. B. et al. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica. 44(sup.1) : e0149, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).