Saúde mental e vivência universitária

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7884

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Vivência universitária, Saúde mental estudantil

Resumo

Trata-se do mapeamento das demandas relativas à atenção psicossocial e acadêmica de estudantes analisando aspectos da vivência universitária e saúde mental por meio da aplicação do SRQ-20, visando atender Políticas Públicas de Assistência Estudantil. O perfil predominante indica: 94% realizam atividade profissional, 90% faixa etária 18-40 anos, 80% solteiros, 73% moram com a família ou amigos, 52% residentes em Abaeté-MG. Os resultados indicam prevalência de Transtornos Mentais Comuns em 60% da amostra pesquisada, no momento da coleta de dados estariam em sofrimento mental nos âmbitos humor depressivo, sintomas somáticos, decréscimo da energia vital e pensamentos depressivos. Os aspectos psicossociais referem-se ao desempenho acadêmico, atividades pedagógicas, falta de apoio emocional na universidade, ausência de atendimento em saúde mental. A dupla jornada laboral e universitária parece ter influenciado os resultados da pesquisa.

Biografia do Autor

Corina Alves Farinha, Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG - Unidade Divinópolis

Mestre em Educação Tcnológica, Lato Sensu em Educação Tecnológica e Metodologia do Ensino Superiro, Bacharel em Administração. Leciona na FaPP, nos cursos Gestão Públcia, Processo Gerenciais e Recursos Humanos as disciplinas: Teoria das Organizações e Planejamento Organizacional. Leionou a disciplina optativa Gestão de Pessoas para o curso Gestão Pùblcia. Leciona na modalildade EaD, bacharelado em Adm Pública, as disciplinas: Planejamento, Organização e Tomada de Decisão, Gestão de Operações e Logística. Na pós-graduação leciona: Elaboração, Execução e Avaliação de Projetos.

Paulo Henrique Rosário Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Abaeté

Discente do curso Administração, Unidade Abaeté, bolsita do Program ade Apoio à Pesquisa PAPq Edital 11/2022.

Referências

ACCORSI, M. Atenção psicossocial no ambiente universitário: um estudo sobre a realidade dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (mestrado) - Universidade federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Florianópolis. 2015.

ALVES FARINHA, C. Os modos de vida e a quarentena da CoViD-19. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 2, n. 4, p. 147-163, 30 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.147-163

CARDOSO, A. C. C. et al; Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes de Medicina durante a pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Educação Médica. 46(1) :e006,2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210242. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210242

DANTAS, Eder Samuel Oliveira et al. Fatores associados à ansiedade em residentes multiprofissionais em saúde durante a pandemia por COVID-19. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2021, vol.74, suppl.1, e20200961. Epub Apr 14, 2021. ISSN 0034-7167. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0961. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0961

GUNDIM, V. A., Encarnação, J. P. da, Santos, F. C., Santos, J. E. dos, Vasconcellos, E. A., & Souza, R. C. de. (2020). Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de CoViD-19. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293 DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

HARDING, T.W; et al. Mental disorders in primary health care: A study of their frequency and diagnosis in four developing countries. Psychol Med 1980;10(2):231-41 DOI: https://doi.org/10.1017/S0033291700043993

MAIA, B.R; DIAS, P.C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. Http//dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

MARI, J.D.J; WILLIAMS P. A. Validity Study of a Psychiatric Screening Questionnaire. Br J Psychiatry 1986; 148:23-7. DOI: https://doi.org/10.1192/bjp.148.1.23

MEDEIROS, J.B; TOMASI, C. Redação de artigos científicos. Ed. Atlas. 2 ed. 2021.

MOTA, D. C. B. et al. Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19. Ciências & Saúde Coletiva, 26(6): 2159-2170, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.44142020

PERINI, J. Paulino; DELANOGARE, Eslen; SOUZA, Alves Sabrina. Transtornos mentais comuns e aspectos psicossociais em universitários do sul do Brasil. Vittalle – Revista de Ciências da Saúde, v. 31, n. 1, 2019, 44-51. DOI: https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8678

RODRIGUES, B. B. et al. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica. 44(sup.1) : e0149, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Farinha, C. A., & Rosário Braga, P. H. (2023). Saúde mental e vivência universitária: um estudo de caso. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(2), 98–118. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7884