Educação inclusiva como direito para quem?

Uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.8019

Palavras-chave:

inclusão escolar, direito fundamental, diversidades, diferenças

Resumo

O objetivo do texto é investigar o uso do conceito de educação inclusiva, considerando o público a que se refere e a relação com os direitos humanos, em textos acadêmicos produzidos desde os anos finais do século XX, compreendendo avanços ou retrocessos sobre a temática. Metodologicamente, optou-se por revisão de literatura em dois bancos de dados, sendo a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Scientific Electronic Library Online (SciELO). A partir do uso dos descritores educação inclusiva e direitos humanos, os resultados indicaram que um grande número de trabalhos nessas plataformas ainda é orientado ao público da educação especial, havendo pequeno percentual de textos direcionados especificamente a outros estudantes. Considera-se que as características individuais dos estudantes ainda hoje continuam sendo o foco das pesquisas no âmbito da educação inclusiva, existindo a necessidade de compreensão do real significado do termo.

Biografia do Autor

Deolinda Armani Turci, Fae/Uemg

Doutora e mestre em Psicologia Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Pesquisadora em temáticas da Psicologia Escolar e educacional, Educação inclusiva, História da Psicologia, Formação de professores, Licenciaturas.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Turci, D. A. (2023). Educação inclusiva como direito para quem? : Uma revisão da literatura. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(2), 223–243. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.8019