Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8463Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Paulo Freire, Edgar MorinResumo
A partir da década de 1990, organizações internacionais de direitos humanos passaram a incluir ou preparar documentos específicos sobre Educação em Direitos Humanos, incluindo a importância de seus princípios e necessidades para os países. Além disso, propôs, e ainda sugere, que as nações formulem seus próprios planos nacionais de ação nessa área. Anteriormente, dois pensadores do campo da Educação, Paulo Freire e Edgar Morin, já traziam conceitos, ideias, sugestões de mudanças no modo de educar, como forma de transformar realidades sociais, especialmente em realidades consideradas subdesenvolvidas. Este artigo apresenta uma introdução ao pensamento de ambos os autores sobre Educação em Direitos Humanos, aproximando o diálogo dos problemas que a Educação enfrenta atualmente, especialmente após uma pandemia onde as diferenças sociais, econômicas e também educacionais foram acentuadas. Este artigo, produzido por meio de uma pesquisa qualitativa e método indutivo, baseia-se em um pensamento central presente nas ideias de Morin, Freire e no conceito de Educação em Direitos Humanos: a necessidade do reconhecimento particular dos indivíduos e das pessoas no contexto educacional.
Referências
BRAUER, Karin Claudia Nin; FREIRE, Maximina Maria. Paulo Freire e Edgar Morin: A Complementaridade de um Diálogo Possível. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n 60.1, jan./abr 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/010318139516211820210305>. Acesso: 20 mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/010318139516211820210305
BRIGHENTE, Miriam Furlam. Paulo Freire: Corpos Interditados e Negados na Prática Pedagógica. Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 8, n. 18, jan/abr. 2013. Disponível em: <https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/990/698>. Acesso: 11 mai. 2022.
CONBALF. Políticas, Práticas e Resistências. V Congresso Brasileiro de Alfabetização. Associação Brasileira de Alfabetização. Florianópolis, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCqIxJWXT90Qa202EaPx-OtA>. Acesso: 22 abr. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GAOS, Mónica Beltran. La importancia de la educación en derechos humanos. Especial referencia a América Latina. Corte Interamericana de Derechos Humanos. Dehuiela, Costa Rica, v. 15, 2006. Disponível em: <https://www.corteidh.or.cr/tablas/r24457.pdf>. Acesso: 07 abri. 2022.
IDOETA, Paula Adamo. Covid: 300 mil bebês deixaram de nascer no Brasil por pandemia, com adiamentos e mais divórcios. BBC News. Brasil, online, 14 jun. 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57814964>. Acesso: 10 set. 2021.
MARTÍN, Carolina Soler; PINEDA, María Cristina Martínez; RODRÍGUEZ, Faustino Peña. Educación para la justicia social. Rutas y herramientas pedagógicas. 1. ed. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, Editorial Magisterio, 2018. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv10vm0fq
MARTINS FILHO, Lourival José. Cerimônia de Encerramento - V CONBAlf. Políticas, Práticas e Resistências. Associação Brasileira de Alfabetização. Florianópolis, 2021, 1 vídeo (1:45:26). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KEefJhga6S8>. Acesso em: 10 set. 2021.
MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018.
MORAIS, Artur Gomes de. Cerimônia e Conferência de Abertura - V CONBAlf. Políticas, Práticas e Resistências. Associação Brasileira de Alfabetização. Florianópolis, 2021, 1 vídeo (2:32:32). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8tTo_f7MZho>. Acesso: 25 abr. 2022.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Distrito Federal: UNESCO, 2000.
PEREIRA, Adriana Soares. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria, RS: UFSM, 2018.
SILVA, Alex Costa da; INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Reflexões sobre a convergência do pensamento de Paulo Freire e de Edgar Morin: contribuições para a formação docente. Cadernos de Educação. Pelotas, v.42, mai/ago 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2155>. Acesso: 10 jun. 2022.
UNESCO. Programa Mundial para educação em direitos humanos Primeira etapa. Plano de ação. Fundo das Nações Unidas para a Infância. 2005. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000147853_spa>. Acesso: 24 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).