Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8463

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Paulo Freire, Edgar Morin

Resumo

A partir da década de 1990, organizações internacionais de direitos humanos passaram a incluir ou preparar documentos específicos sobre Educação em Direitos Humanos, incluindo a importância de seus princípios e necessidades para os países. Além disso, propôs, e ainda sugere, que as nações formulem seus próprios planos nacionais de ação nessa área. Anteriormente, dois pensadores do campo da Educação, Paulo Freire e Edgar Morin, já traziam conceitos, ideias, sugestões de mudanças no modo de educar, como forma de transformar realidades sociais, especialmente em realidades consideradas subdesenvolvidas. Este artigo apresenta uma introdução ao pensamento de ambos os autores sobre Educação em Direitos Humanos, aproximando o diálogo dos problemas que a Educação enfrenta atualmente, especialmente após uma pandemia onde as diferenças sociais, econômicas e também educacionais foram acentuadas. Este artigo, produzido por meio de uma pesquisa qualitativa e método indutivo, baseia-se em um pensamento central presente nas ideias de Morin, Freire e no conceito de Educação em Direitos Humanos: a necessidade do reconhecimento particular dos indivíduos e das pessoas no contexto educacional.

Biografia do Autor

Diogo Cavazotti Aires, Universidad Católica de Colombia

Mestrando em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário pela Universidad Católica de Colombia. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Tuiuti do Paraná, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade Internacional de Curitiba. Experiência na área de Comunicação, principalmente nos seguintes temas: História, Direitos Humanos, Violência, Educação, Desigualdade e Jornalismo. Venceu diferentes prêmios de comunicação com reportagens e trabalhos de consultoria. 

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Estágio pós-doutoral em Educação e Humanidades na PUC/PR. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. 

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Aires, D. C., & Martins Filho, L. J. (2024). Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(1), 224–240. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i1.8463