Educação ambiental como ferramenta de empoderamento
A interseção entre Direitos Humanos e Sustentabilidade
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https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9119Palavras-chave:
Empoderamento, Direitos Sociais, Direitos Humanos, Educação, SustentabilidadeResumo
A educação propicia a construção da identidade, elevando o ideal de cidadania e cultura e atuando como um liame entre o indivíduo e seu contexto social através de uma identidade reflexiva e de empoderamento para favorecer diálogos interculturais. Em um mundo que busca por modificação no pensamento acerca dos problemas ambientais existentes, cabe apresentar como este instrumento de transformação de realidades pode atuar colaborando diante da crise ambiental instalada. Nesse sentido, indaga-se: Como a educação contribui para o fortalecimento da cidadania, dos direitos humanos e da sustentabilidade em contextos de desigualdade social? O objetivo do estudo é analisar a educação ambiental como ferramenta de empoderamento social, através da ótica da promoção da sustentabilidade, do Desenvolvimento Sustentável e dos Direitos Humanos. A metodologia de pesquisa adota uma abordagem de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. Assim, este enfoque educativo fomenta a cidadania ativa e fortalece a interligação entre identidade, cultura e cidadania, emergindo como instrumento de transformação social. Ao final, obteve-se como resultado a confirmação da hipótese perseguida que a educação ambiental colabora para a melhoria do atual cenário ambiental, promovendo a conscientização ambiental, o fortalecimento da participação social, revelando justiça social e equidade, adotando como exemplos programas como a Escola do Meio Ambiente, o PPP-Ecos e o Programa Floresta em Pé atuantes no estado do Amazonas.
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