Educação ambiental como ferramenta de empoderamento

A interseção entre Direitos Humanos e Sustentabilidade

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9119

Palavras-chave:

Empoderamento, Direitos Sociais, Direitos Humanos, Educação, Sustentabilidade

Resumo

A educação propicia a construção da identidade, elevando o ideal de cidadania e cultura e atuando como um liame entre o indivíduo e seu contexto social através de uma identidade reflexiva e de empoderamento para favorecer diálogos interculturais. Em um mundo que busca por modificação no pensamento acerca dos problemas ambientais existentes, cabe apresentar como este instrumento de transformação de realidades pode atuar colaborando diante da crise ambiental instalada. Nesse sentido, indaga-se: Como a educação contribui para o fortalecimento da cidadania, dos direitos humanos e da sustentabilidade em contextos de desigualdade social? O objetivo do estudo é analisar a educação ambiental como ferramenta de empoderamento social, através da ótica da promoção da sustentabilidade, do Desenvolvimento Sustentável e dos Direitos Humanos. A metodologia de pesquisa adota uma abordagem de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. Assim, este enfoque educativo fomenta a cidadania ativa e fortalece a interligação entre identidade, cultura e cidadania, emergindo como instrumento de transformação social. Ao final, obteve-se como resultado a confirmação da hipótese perseguida que a educação ambiental colabora para a melhoria do atual cenário ambiental, promovendo a conscientização ambiental, o fortalecimento da participação social, revelando justiça social e equidade, adotando como exemplos programas como a Escola do Meio Ambiente, o PPP-Ecos e o Programa Floresta em Pé atuantes no estado do Amazonas.

Biografia do Autor

Amanda Nicole Aguiar de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Advogada e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Membro da Comissão de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Amazonas. MBA em Finanças e Políticas Fiscal e MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais pelo Centro Universitário; Pós-graduada em Direito Civil, em Direito Notarial e Registral, Direito e Prática Previdenciária e em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado. Email: amanda.nicoleaguiar@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-8351-0755. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7750425429395570.

Patrícia Fortes Attademo Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas

Pós Doutora En los Retos Actuales del Derecho Público pela Universidade de Santiago de Compostela. Doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade Castilla La Mancha. Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA) ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Email: pferreira@uea.edu.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9364-0186. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7473851142194544.

Priscila da Silva Souza , Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Direito Ambiental (PPGDA) pela Universidade do Estado do Amazonas (2024). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM (2015). Pós-Graduada em Direito Público pela Faculdade Anhanguera (2023). Pós-Graduada em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Anhanguera (2023). Email: drapriscila1988@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2025774084544554. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-9007-546X

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Aguiar de Oliveira, A. N., Fortes Attademo Ferreira, P., & da Silva Souza , P. (2024). Educação ambiental como ferramenta de empoderamento : A interseção entre Direitos Humanos e Sustentabilidade. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 257–275. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9119