O acesso de pessoas trans às universidades públicas brasileiras

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9138

Palavras-chave:

Ações Afirmativas , Universidade Pública, Pessoas trans

Resumo

O presente ensaio apresenta elementos da pesquisa em andamento para a Tese de Doutorado em Serviço Social, desenvolvida na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca/SP, intitulada “Ações Afirmativas, 10 anos: desafios e perspectivas da democratização do acesso às Universidades Federais e a atuação do/a profissional de serviço social”. O estudo aqui desenvolvido corresponde a um dos tópicos da pesquisa e tem como objetivo apresentar reflexões acerca do acesso de pessoas trans à Universidade por meio das Ações Afirmativas.  O termo “trans” é empregado para abarcar as múltiplas identidades de gênero e designar sujeitos que não se identificam com o gênero atribuído com base no sexo biológico. Pessoas trans são, historicamente, excluídas de diversos espaços sociais, como a educação, o trabalho, a saúde, os espaços políticos e de participação social. Nessas esferas, enfrentam discriminação por divergirem dos padrões normativos de identidade de gênero impostos pela sociedade. Tal contexto expõe esses sujeitos a violências de ordem psicológica, física, cultural, patrimonial, entre outras, perpetuando a violação de direitos. A negação de acesso a políticas sociais, entre elas a educação, acentua essa exclusão. No âmbito desta pesquisa, destaca-se o papel da Universidade pública enquanto espaço estratégico de transformação e inclusão social.

 

Biografia do Autor

Maria Cristina Piana, Universidade Estadual Paulista - UNESP FRANCA/SP

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - câmpus Franca/SP (2008), Mestrado em Serviço Social pela mesma Universidade (2003), Especialista em Política Social e Serviço Social pela UnB, Graduação em Serviço Social e Licenciatura em Pedagogia. Atualmente é docente do Departamento de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Mestrado e Doutorado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP / Campus Franca. Exerceu a tutoria do Grupo PETSS - Programa de Educação Tutorial de Serviço Social, por meio de convênio da PROGRAD-Pró-Reitoria de Graduação da Unesp com o MEC/SESu/DIFES, no período de 2016 a 2022. Chefe de Departamento mandato de 1-2-2024 a 31-1-2026. (Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para Infância e Adolescência (GEPPIA) Unesp/Franca - SP. É membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas do Serviço Social na área da Educação (GEPESSE) Unesp/Franca - SP e do Grupo de Estudos e Pesquisas "Sociologia, Trabalho e Educação" da UFSCAR. Coordena o Projeto de Extensão: Núcleo de Estudos sobre Criança e adolescente NECRIA e o ECA na Escola, desde 2016. Atua como docente, pesquisadora e orientadora, principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas para a Infância e Adolescência, Política de Educação, Famílias, Conselhos Gestores de Políticas Públicas, Conselho Tutelar, Trabalho Social, Serviço Social, Pesquisa Social. ORCID 0000-0002-4530-9541. https://orcid.org/0000-0002-4530-9541. https://publons.com/dashboard/tools/record/create/. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Maria Coelho Campos, M., & Piana, M. C. (2024). O acesso de pessoas trans às universidades públicas brasileiras. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 204–218. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9138