Formação e Educação Profissional e Tecnológica

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Autores

  • Líbia Aguiar Moreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Sônia Pinto de Albuquerque Melo

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9139

Palavras-chave:

Formação Omnilateral , Politécnica , Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a importância da formação omnilateral e politécnica na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como ferramenta para o desenvolvimento integral do estudante e sua inserção no mundo do trabalho. Trata-se de uma revisão de literatura que envolve pesquisa descritiva e bibliográfica e abordagem qualitativa. A EPT é orientada para o desenvolvimento de competências específicas, proporcionando qualificação em diversas áreas produtivas, ao mesmo tempo em que promove a educação integral do indivíduo. Diferente da educação puramente técnica, que visa somente à qualificação para funções específicas, a abordagem omnilateral busca o desenvolvimento completo do indivíduo, considerando suas dimensões intelectual, ética, cultural e social. No contexto da EPT, a integração dessas duas abordagens é essencial para atender às demandas do mundo do trabalho em constante transformação, à qual requer habilidades técnicas específicas e capacidade de adaptação, inovação e pensamento crítico.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Aguiar Moreira da Silva, L., & Pinto de Albuquerque Melo, S. (2024). Formação e Educação Profissional e Tecnológica . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 138–163. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9139