Cotas raciais e bancas de heteroidentificação no contexto educacional

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Autores

  • Líbia Aguiar Moreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Sônia Pinto de Albuquerque Melo

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9140

Palavras-chave:

Autodeclaração Étnico-Racial , Cotas Raciais , Bancas de Heteroidentificação

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a efetividade e os desafios da política de cotas raciais no Brasil e das bancas de heteroidentificação no contexto educacional. Trata-se de uma revisão de literatura que envolve pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. A autodeclaração é um direito que empodera os indivíduos a reivindicar sua identidade e a contestar estigmas sociais que frequentemente acompanham a sua racialização. A política de cotas raciais no Brasil surgiu como uma resposta às desigualdades estruturais que afetam principalmente a população negra e indígena, historicamente excluída do acesso à educação. Embora as cotas raciais tenham ampliado a representatividade, persistem os desafios como a falta de preparo institucional e os estigmas raciais, além de limitações das bancas de heteroidentificação que enfrentam dificuldades em aplicar critérios objetivos devido à influência de subjetividades e estereótipos.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Aguiar Moreira da Silva, L., & Pinto de Albuquerque Melo, S. (2024). Cotas raciais e bancas de heteroidentificação no contexto educacional. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 180–203. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9140