Cotas raciais e bancas de heteroidentificação no contexto educacional
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https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9140Palavras-chave:
Autodeclaração Étnico-Racial , Cotas Raciais , Bancas de HeteroidentificaçãoResumo
O presente estudo teve por objetivo analisar a efetividade e os desafios da política de cotas raciais no Brasil e das bancas de heteroidentificação no contexto educacional. Trata-se de uma revisão de literatura que envolve pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. A autodeclaração é um direito que empodera os indivíduos a reivindicar sua identidade e a contestar estigmas sociais que frequentemente acompanham a sua racialização. A política de cotas raciais no Brasil surgiu como uma resposta às desigualdades estruturais que afetam principalmente a população negra e indígena, historicamente excluída do acesso à educação. Embora as cotas raciais tenham ampliado a representatividade, persistem os desafios como a falta de preparo institucional e os estigmas raciais, além de limitações das bancas de heteroidentificação que enfrentam dificuldades em aplicar critérios objetivos devido à influência de subjetividades e estereótipos.
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