Educação em Direitos Humanos e a Polícia Militar do Distrito Federal

Redirecionando, nutrindo e reconstruindo a relação

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Autores

  • Victor Gabriel Rodrigues Viana de Oliveira UNB

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9232

Palavras-chave:

Educação autoral, Polícia Militar, Educação em Direitos Humanos

Resumo

Em 2022 e 2023, a Polícia Militar do Distrito Federal priorizou a realização de cursos operacionais de natureza repressiva, despertando a importância de se debater os planos educacionais das instituições de segurança pública à luz da sua missão constitucional e da Educação em Direitos Humanos. Por meio de uma abordagem qualitativa impulsionada por uma revisão bibliográfica e pesquisa documental de normativos, editais e planos institucionais, buscou-se conhecer o planejamento educacional da Corporação diante da vinculação ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e compreender como o ensino dos Direitos Humanos se processa nos currículos de formação dos policiais militares. O trabalho concluiu pela importância da reestruturação do plano de ensino e dos programas dos cursos, enaltecendo a inserção de uma abordagem dialógica e multidimensional, colocando o próprio policial no protagonismo e na autoria do processo de aprendizagem.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Rodrigues Viana de Oliveira, V. G. (2024). Educação em Direitos Humanos e a Polícia Militar do Distrito Federal : Redirecionando, nutrindo e reconstruindo a relação. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 7(2), 315–336. https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9232