v. 7 n. 2 (2024): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação

Publicado: 2025-01-07

Edição completa

Artigos

  • Por que a carreira docente tem deixado de ser atrativa? Argumentos baseados na baixa remuneração, formação inadequada e violências no ambiente escolar

    Herick Gonçalves Limoni
    6-20
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.8934
  • Educação em Direitos Humanos nas Escolas Uma análise crítica dos Projetos Políticos Pedagógicos em Pirituba

    Rosana Machado dos Reis, Luciano Henrique Trindade
    21-41
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9219
  • “Tia, quero nota dez” Avaliação na Educação Infantil a partir das narrativas infantis

    Jorge dos Santos Silva, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro
    42-62
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9078
  • Formação de professoras da Educação Infantil para Educação das Relações Étnico-Raciais Analisando o Programa Erês da UEMG

    Laura Regina Gouvea, Mariana Cavaca Alves do Valle, Otavio Henrique Ferreira da Silva, Romilda Oliveira Alves
    63-83
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9252
  • Desafios e potencialidades de uma abordagem decolonial no Ensino de Inglês no Brasil e a concepção da BNCC

    Caroline Martins dos Santos, Felipe de Paula Marques
    84-104
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9142
  • A educação para jovens e adultos privados de liberdade em Minas Gerais Educação como direito humano

    Regina Magna Bonifácio de Araújo, Francisco André Silva Martins, Regina Dias Duarte
    105-124
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.8968
  • Exclusão educacional e violência estrutural Desafios na implementação da proteção integral para adolescentes em conflito com a lei no Brasil

    Mateus Magalhães da Silva
    125-137
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.8999
  • Formação e Educação Profissional e Tecnológica

    Líbia Aguiar Moreira da Silva, Sônia Pinto de Albuquerque Melo
    138-163
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9139
  • Os impactos da formação escolar na vida dos egressos do curso Técnico em Administração (PROEJA/CPII) Legado do processo formativo

    Marina Ribeiro Oliveira
    164-179
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9110
  • Cotas raciais e bancas de heteroidentificação no contexto educacional

    Líbia Aguiar Moreira da Silva, Sônia Pinto de Albuquerque Melo
    180-203
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9140
  • O acesso de pessoas trans às universidades públicas brasileiras

    Miriam Maria Coelho Campos, Maria Cristina Piana
    204-218
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9138
  • A produção científica sobre a saúde de pessoas transexuais Uma análise bibliométrica das bases de dados BVS e PubMed

    Hugo Avelar Cardoso Pires, Caio Benevides Pedra
    219-236
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9148
  • Direito ao Respeito Reflexões sobre a violência obstétrica a partir da literatura

    Mariza Waczack, Fernanda de Araújo Bugai
    237-256
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9150
  • Educação ambiental como ferramenta de empoderamento A interseção entre Direitos Humanos e Sustentabilidade

    Amanda Nicole Aguiar de Oliveira, Patrícia Fortes Attademo Ferreira, Priscila da Silva Souza
    257-275
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9119
  • O Teatro e o Ensino de Espanhol como ferramentas de inclusão e expressão Combate ao etarismo e promoção de Direitos Humanos na Educação

    Gabriel Fontoura Motta, Suzi Frankl Sperber
    276-294
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9130
  • No meu terreiro há o que se pisar Danças negras para a promoção da equidade racial

    Bruno De Sena Marçal, Ridalvo Félix de Araújo
    295-314
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9093
  • Educação em Direitos Humanos e a Polícia Militar do Distrito Federal Redirecionando, nutrindo e reconstruindo a relação

    Victor Gabriel Rodrigues Viana de Oliveira
    315-336
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v7i2.9232