A influência da filosofia bilíngue na educação e socialização dos surdos

Autores

  • Millena Rezende Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6717

Palavras-chave:

LIBRAS, Educação dos surdos, Educação inclusiva

Resumo

https://youtu.be/qG9a0aTZIyo

O presente artigo tem como intuito debater sobre a influência que a filosofia bilingue possui em relação aos sujeitos surdos dentro do ambiente escolar e em sua socialização. Com isso, buscou-se apresentar brevemente a trajetória da educação surda no Brasil, sendo colocada em discussão as leis criadas para o auxílio da inclusão destes sujeitos na sociedade. O arcabouço teórico pautou-se nos estudos de Maia (2020), Laborit (2000), Cruz e Prado (2019), Belaunde e Sofiato (2019), Fernandes (2014), Lacerda (1998) e (2006), Strobel (2008), entre outros pesquisadores. O percurso metodológico compreendeu a aplicação de um questionário online, no ano de 2020, aos professores que lecionam na escola AAVIDA, única do centro oeste de Minas Gerais a trabalhar exclusivamente com a educação bilingue. Os resultados da investigação mostram o impacto que a filosofia bilingue tem em relação aos discentes surdos em seu processo de ensino aprendizagem, tanto nos aspectos pedagógicos quanto sociais.

Palavras-Chave:

Libras; educação dos surdos; educação inclusiva.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Rezende, M. (2022). A influência da filosofia bilíngue na educação e socialização dos surdos. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 101 – 119. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6717