v. 1 n. 1 (2022): Revista SCIAS Língua de Sinais

					Visualizar v. 1 n. 1 (2022): Revista SCIAS Língua de Sinais

Este primeiro número, intitulado: “Dossiê Línguas de Sinais em homenagem aos 20 anos da Libras e aos estudos Linguísticos em L.S.” está repleto de artigos com diversas abordagens que versam sobre aspectos estruturais das Línguas de Sinais, sobre a Libras no Ensino superior, um resgate histórico da legislações neste período, dentre outras temáticas.

Publicado: 2022-10-31

Edição completa

Artigos

  • LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE APÓS 17 ANOS DO DECRETO 5.626/2005

    Carolina Macedo Lopes, Ana Luisa Borba Gediel
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6799
  • A recuperação lexical e o fenômeno “ponta dos dedos” na Libras

    Juliane Farah Arnone, Felipe Venâncio Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6855
  • Extensão Universitária como Possibilidade de Formação Docente: uma experiência na Educação de e para Surdos

    Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins
    35 - 51
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6848
  • Representatividade da Língua de Sinais em Animações Infantis: A Construção Subjetiva da Pessoa Com Deficiência

    MARCIO HOLLOSI, Keven Cristian dos Santos Belo da Silva , Wenis Vargas de Carvalho
    52 - 63
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6794
  • Gêneros acadêmicos emergentes em Libras: possibilidades, adversidades e contradições na produção de relatórios de estágio

    Carlos Antonio Jacinto , Michelle Nave Valadão
    64 - 81
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6867
  • ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NAS BIBLIOTECAS DA UFG

    Andréa dos Guimarães de Carvalho, Annykelly
    82–100
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6800
  • A influência da filosofia bilíngue na educação e socialização dos surdos

    Millena Rezende
    101 – 119
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6717
  • O ENSINO DE LIBRAS L2 NA FORMAÇÃO DE DISCENTES GRADUANDOS SURDOS EM LETRAS-LIBRAS: relato de experiência no ensino superior

    Profa. Dra. Renata Rodrigues de Oliveira Garcia, Profa. Dra. Andréa dos Guimarães de Carvalho, Prof. Ms. Gilmar Garcia Marcelino
    120 – 130
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6796
  • Linguagem e os brincares das crianças surdas: relato de experiência

    MARCIA DE SOUZA , Rosimaria Aparecida Ruela Alves
    131 – 146
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6765
  • INDÍGENAS SURDOS, IDENTIDADE CULTURAL E A INTERCULTURALIDADE EM OUTRA PERSPECTIVA

    Cristiane Barrivieira Laureth, DIONES CLEI TEODORO LOPES, Maria Christine Berdusco Menezes, RITA DE CÁSSIA SILVA SANGLARD
    147 – 162
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6797
  • ANÁLISE DE SENTIDO DA SINALIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES DE BOCA (SATISFEITO E INSATISFEITO) EM TEXTO ACADÊMICO

    Carla Damasceno de Morais, Edneia, João, Maria Aparecida, Thiago
    163 – 179
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6767
  • SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA SURDEZ? CONSEQUÊNCIAS DE UMA NORMALIZAÇÃO ATRAVÉS DO IMPLANTE COCLEAR

    Crisiane Bez Batti, Crisiane de Freitas Soares
    180 - 194
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6810
  • LIBRAS COMO LÍNGUA MINORITÁRIA: ESTRATÉGIAS DE ACESSO E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO SOBRE E PELA COMUNIDADE SURDA

    Paula Aparecida Diniz Gomides, Ana Regina e Souza Campello, Tiago da Silva Ribeiro, Erliandro Felix Silva, William Velozo Francioni
    195 – 213
    DOI: https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6802