Linguagem e os brincares das crianças surdas:

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6765

Palavras-chave:

Criança, Criança surda, Brincar, Conhecimento

Resumo

https://youtu.be/jEk6GJn63mg

Este artigo buscou ressaltar e discutir a importância do brincar na construção do conhecimento da criança surda, no contexto da educação infantil, expondo a construção da linguagem nesse processo. Para discorrer sobre o assunto, o referencial teórico conta com as contribuições de Vygotsky (1999); Gurgel (2004); dentre outros. O trabalho constituiu-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, valendo-se do relato de experiência para constituir o corpus da análise de dados. Nas considerações finais, pontua-se a importância do brincar relacionada à construção da linguagem da criança surda permeada pela Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Palavras-chave

Criança; Criança surda; brincar; conhecimento.

Biografia do Autor

MARCIA DE SOUZA , UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Formação Humana (UEMG). Possui graduação em PEDAGOGIA, bolsista do PROUNI, na PUC MG (2009). Pós-Graduação em Docência na EJA, UFMG (2011), Psicopedagoga Clínica e Institucional, UEMG (2014), especialista em Neurociências aplicadas à Educação, UNA (2020). Pós-graduada em Tutoria em Educação à Distância (IPEMIG). Professora ALFABETIZADORA de 1º Ciclo nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura de Belo Horizonte, desde 2012. Tem experiência na área de Educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na EJA, além de ter sido cursista do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) nos anos de 2013 a 2016. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - NEPEL, desde abril de 2022.

Rosimaria Aparecida Ruela Alves, prefeitura de belo horizonte

Graduada em Tecnologia em Comunicação Assistiva Libras/ Braille pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pedagogia Licenciatura plena pela UFLA. Pós: Em Docência e Gestão do Ensino Superior: novas linguagens novas abordagens, TILS - Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (IPEMIG) , Educação Infantil e Alfabetização e Letramento (IPEMIG) . Possui Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa (Prolibras 2006 - Certificação de Proficiência na LIBRAS -UFSC). Possui experiência como tutora de curso a distância ( PEDAGOGIA UFLA). Atualmente é servidora pública na UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL na rede municipal de Belo Horizonte. 

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

DE SOUZA DOS SANTOS , M., & Aparecida Ruela Alves, R. (2022). Linguagem e os brincares das crianças surdas:: relato de experiência. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 131 – 146. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6765