ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NAS BIBLIOTECAS DA UFG
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6800Palavras-chave:
Acessibilidade nas bibliotecas, Surdos, LiteraturaResumo
A partir da constatação da importância da leitura para a formação de estudantes surdos, o objetivo deste estudo é observar as ações desenvolvidas nas bibliotecas do Sistema Integrado das Bibliotecas da UFG (SIBI). Por meio de questionário, aplicado aos servidores da SIBI e alunos surdos, desenvolveu-se uma pesquisa sobre o atendimento de usuários surdos. A metodologia da pesquisa também abordou a leitura bibliográfica e consultas aos sites e ambientes do SIBI, para entendermos quais as ações desenvolvem e se nestas a acessibilidade está presente. De acordo com a pesquisa, os servidores das bibliotecas do SIBI desejam receber qualificações e serem habilitados para tornarem os ambientes mais acessíveis, pois os mesmos os limitam a não realizar eventos culturais ou ações de inclusão para atenderem aos surdos. Porém, de acordo com os entrevistados, nota-se a falta de qualificação e motivação para que os servidores possam promover tais ações de cunho articulado à acessibilidade dos surdos.
Palavras-Chave:
Acessibilidade nas bibliotecas. Surdos. Literatura.
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