ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NAS BIBLIOTECAS DA UFG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6800

Palavras-chave:

Acessibilidade nas bibliotecas, Surdos, Literatura

Resumo

https://tinyurl.com/mr2afk7d

A partir da constatação da importância da leitura para a formação de estudantes surdos, o objetivo deste estudo é observar as ações desenvolvidas nas bibliotecas do Sistema Integrado das Bibliotecas da UFG (SIBI). Por meio de questionário, aplicado aos servidores da SIBI e alunos surdos, desenvolveu-se uma pesquisa sobre o atendimento de usuários surdos. A metodologia da pesquisa também abordou a leitura bibliográfica e consultas aos sites e ambientes do SIBI, para entendermos quais as ações desenvolvem e se nestas a acessibilidade está presente. De acordo com a pesquisa, os servidores das bibliotecas do SIBI desejam receber qualificações e serem habilitados para tornarem os ambientes mais acessíveis, pois os mesmos os limitam a não realizar eventos culturais ou ações de inclusão para atenderem aos surdos. Porém, de acordo com os entrevistados, nota-se a falta de qualificação e motivação para que os servidores possam promover tais ações de cunho articulado à acessibilidade dos surdos.

Palavras-Chave:

Acessibilidade nas bibliotecas. Surdos. Literatura.

Biografia do Autor

Annykelly, Universidade Federal de Goiás

Especialista em Linguística das Línguas de Sinais pela Universidade Federal de Goiás.

Referências

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

dos Guimarães de Carvalho, A., & Pacheco Andrade, A. (2022). ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NAS BIBLIOTECAS DA UFG. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 82–100. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6800