SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA SURDEZ?

CONSEQUÊNCIAS DE UMA NORMALIZAÇÃO ATRAVÉS DO IMPLANTE COCLEAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6810

Palavras-chave:

Surdez, Libras, Implante Coclear

Resumo

https://youtu.be/a1PRQh55kXo

O objetivo dessa pesquisa é esclarecer alguns conceitos acerca do Implante Coclear (IC). O IC é apontado por muitos especialistas como a “solução para o problema da surdez”, uma medida que busca “normalizar” o sujeito surdo. Com base em uma revisão bibliográfica é possível afirmar que o IC pode trazer riscos para o implantado a nível físico, cognitivo, emocional e social. As pesquisas também apontam que o uso da Libras, por optantes ou não do IC, é a principal maneira de permitir que o sujeito surdo, se desenvolva em sua integralidade como ser humano.

Palavras-chave:

Surdez; Libras; Implante Coclear.

Referências

ABRAMIDES, Patrícia A. et al. Como o implante coclear pode interferir na função vestibular? Arq. Int. Otorrinolaringol. / Intl. Arch. Otorhinolaryngol, São Paulo, v.13, n.2, p. 195-200, 2009.

BOLSANELLO, Maria Augusta; SILVA, Tânia dos Santos Alvarez da. Implante coclear: limites e benefícios. In: Maria Júlia Lemes Ribeiro; Érica Pivan de Ulhoa Cintra; Tânia dos Santos Alvarez da Silva. (Org.). TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS. 1ed. Maringá: EDUEM, 2012, v., p. 38-56.

CRUZ, Carina Rebello; FINGER, Ingrid. Aquisição fonológica do português brasileiro por crianças ouvintes bilíngues bimodais e surdas usuárias de implante coclear: Phonological acquisition of Brazilian Portuguese by bimodal bilingualhearingchildrenanddeafchildrenwithcochlearimplants. Letras de hoje, v. 48, n. 3, p. 389, 2013.

DIREITO DE OUVIR, Implante coclear: o que é? Como funciona? Disponível em https://www.direitodeouvir.com.br/blog/implante-coclear. Acessado em 10 dez. 2019.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno das línguas de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GÓES, Maria Cecília R. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados,1996.

GÓES, M.C.R. Linguagem, surdez e educação. 2. Ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

HARRISON, K.M.P. O momento do diagnóstico de surdez e as possibilidades de encaminhamento. In: LACERDA, C.B.F.; NAKAMURA, H.; LIMA, M.C. (Org.). Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngue. São Paulo: Plexus, 2000. p. 114-122.

KELMAN, Celeste Azulay. Alunos com implante coclear: desenvolvimento e aprendizagem. Ensino em Re-Vista, 2015.

LABORIT, Emanuelle. O vôo da gaivota. São Paulo: Best Seller,1994.

LAKATOS, Eva Maria; DE ANDRADE MARCONI, Marina. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LANE, Harlan. A máscara da Benevolência. A comunidade surda amordaçada. Tradução: Cristina Reis. Coleção: Horizontes pedagógicos. Lisboa: Instituto Piaget – divisão editorial, 1992.

LEI Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acessado em 10 nov. 2019.

MELO, Tatiana Mendes de et al. Audição e linguagem em crianças deficientes auditivas implantadas inseridas em ambiente bilíngue: um estudo de casos. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 17, n. 4, p. 476-481, Dez. 2012. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000400019. Acessado em: 03 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-80342012000400019

NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro; LIMA, Cibelle Carlos Sousa. LIBRAS E IMPLANTE COCLEAR: CONTRADIÇÃO OU COMPLEMENTARIDADE? Reflexão e Ação, v. 23, n. 3, p. 142-172, 2015. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6109

OLIVEIRA, Jaa. Implante coclear. Medicina (Ribeirão Preto) 2005, 38 (3/4): 262-272. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v38i3/4p262-272

PEIXOTO, Conceição et al. Implante coclear – Estarão as suas complicações associadas a alterações da percepção da fala? In Cadernos Otorrinolaringologia. CLÍNICA, INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO. Coimbra, 2012.

PONTIN, Bianca Ribeiro. Discursos e processos de normalização dos sujeitos surdos através de próteses auditivas nas políticas de governo da atualidade. Porto Alegre, 2014.

PORTAL DO OTORRINO, Resultados do Implante Coclear. Disponível em http://portalotorrino.com.br/resultado-implante-coclear/. Acessado em 08 set. 2019.

QUADROS, Ronice Müller de; CRUZ, Carina Rebello; PIZZIO, Aline Lemos. Memória fonológica em crianças bilíngues bimodais e crianças com implante coclear. ReVEL, v. 10, n. 19, 2012. [www.revel.inf.br].

REZENDE, Patrícia L. F., Implante coclear: Normalização e Resistência Surda. Curitiba: Editora CRV, 2012.

STAKE RE. Case studies. In: Denzin NK, Lincoln YS (eds). Handbook of qualitative research. London: Sage; 2000:436.

TOSCANO, Liliane C.; BRITO, Dizeu; CAPORALI, Sueli Aparecida. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educ. Soc 26.91 (2005): 583-597. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200014

SUS e o Implante Coclear. Disponível em http://www.audiology-infos.br.com/noticias/845-em-2015-numero-de-implantes-cocleares-realizados-pelo-sus-deve-passar-de-mil. Acessado em 16 dez. 2019.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Batti, C., & de Freitas Soares, C. (2022). SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA SURDEZ? CONSEQUÊNCIAS DE UMA NORMALIZAÇÃO ATRAVÉS DO IMPLANTE COCLEAR. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 180–194. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6810