Gêneros acadêmicos emergentes em Libras:
possibilidades, adversidades e contradições na produção de relatórios de estágio
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6867Palavras-chave:
Letramento acadêmico, Surdos, Libras, Gêneros emergentesResumo
No contexto do Ensino Superior, as práticas de letramento acadêmico constituem-se como o meio de acesso e produção do conhecimento. Para o público Surdo, aparatos legais (BRASIL, 2002; 2005) apontam para a necessidade de adoção de mecanismos avaliativos em Libras, por esta tratar-se da sua primeira língua. Todavia, a produção de gêneros acadêmicos nessa língua demanda um aprofundamento crítico em termos de uso, normativas e critérios avaliativos. A partir disso, buscamos refletir e problematizar o processo de produção de dois relatórios de estágio em Libras por uma discente Surda no Ensino Superior, considerando aspectos de produção, normatização e avaliação. Os resultados indicaram, em ambos os casos, a ausência de adaptações metodológicas e didáticas que promovessem a inclusão reflexiva da Libras como língua acadêmica e instrumento avaliativo no processo de ensino-aprendizagem da estudante. Diante disso, destaca-se a urgência de investigações que considerem as produções acadêmicas em Libras e o seu potencial no processo educacional bilíngue dos discentes Surdos.
PALAVRAS CHAVE: Letramento acadêmico; Surdos; Libras; Gêneros emergentes.
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