Gêneros acadêmicos emergentes em Libras:

possibilidades, adversidades e contradições na produção de relatórios de estágio

Autores

  • Carlos Antonio Jacinto Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Michelle Nave Valadão Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6867

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Surdos, Libras, Gêneros emergentes

Resumo

https://youtu.be/5PAI1DBO-g8

No contexto do Ensino Superior, as práticas de letramento acadêmico constituem-se como o meio de acesso e produção do conhecimento. Para o público Surdo, aparatos legais (BRASIL, 2002; 2005) apontam para a necessidade de adoção de mecanismos avaliativos em Libras, por esta tratar-se da sua primeira língua. Todavia, a produção de gêneros acadêmicos nessa língua demanda um aprofundamento crítico em termos de uso, normativas e critérios avaliativos. A partir disso, buscamos refletir e problematizar o processo de produção de dois relatórios de estágio em Libras por uma discente Surda no Ensino Superior, considerando aspectos de produção, normatização e avaliação. Os resultados indicaram, em ambos os casos, a ausência de adaptações metodológicas e didáticas que promovessem a inclusão reflexiva da Libras como língua acadêmica e instrumento avaliativo no processo de ensino-aprendizagem da estudante. Diante disso, destaca-se a urgência de investigações que considerem as produções acadêmicas em Libras e o seu potencial no processo educacional bilíngue dos discentes Surdos.

PALAVRAS CHAVE: Letramento acadêmico; Surdos; Libras; Gêneros emergentes.

Biografia do Autor

Carlos Antonio Jacinto , Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Letras na área de Estudos Linguísticos (UFV); e doutorando pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor Assistente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Michelle Nave Valadão, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP); Especialista em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Libras e em Linguística e Ensino de Línguas; Mestre e Doutora em Neurociências e Ciências do Comportamento pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Diretora de Programas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da mesma instituição. 

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Jacinto , C. A., & Nave Valadão, M. (2022). Gêneros acadêmicos emergentes em Libras: : possibilidades, adversidades e contradições na produção de relatórios de estágio. Revista SCIAS Língua De Sinais, 1(1), 64–81. https://doi.org/10.36704/sciasls.v1i1.6867