ENSINO-APRENDIZAGEM DE SURDOS MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CONTEXTO PANDÊMICO:

RELATOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Carlos Antonio Jacinto Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Silvani da Silva Wingler Instituto Federal de Espirito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i1.7552

Resumo

As mudanças ocasionadas pela pandemia da COVID-19 nos despertaram para a necessidade de reflexão sobre as práticas docentes inclusivas para Surdos no Ensino Remoto Emergencial. Esse novo cenário provocou significativas mudanças no contexto da educação, exigindo reformulações metodológicas, especialmente no processo de ensino-aprendizagem mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). A partir da urgência de formação docente para esse novo cenário de ensino, a partir da implementação de uma pesquisa-ação, visamos refletir acerca das especificidades e das necessidades dos discentes Surdos no Ensino Remoto, bem como discutir sobre como as TDICs podem ser empregadas como facilitadoras e potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem de Surdos. Para tanto, este trabalho ampara-se e discute questões ligadas ao processo de ensino-aprendizagem de Surdos no contexto pandêmico, formação docente para o uso de recursos tecnológicos e processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias.

Biografia do Autor

Silvani da Silva Wingler , Instituto Federal de Espirito Santo (IFES)

Pedagoga (2021), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, na linha de pesquisa História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais (2018). É Especialista em Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa, pela Faculdade da Região dos Lagos - Ferlagos (2001). Possui graduação em Letras Português/Inglês, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Madre Gertrudes de São José" (1997). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa e na Área Pedagógica. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim - ES, atuando como técnica em Gestão Pedagógica dos cursos de graduação. É membro do grupo de pesquisa ?Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais?, no PPGE - Ufes; do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Neabi e dos Colegiados dos Cursos de Bacharelado em Engenharia de Minas, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação. Possui experiência em Educação de Jovens e Adultos na Rede Estadual de Educação; em Educação Especial, tendo atuado no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - Napne; em trabalho pedagógico de orientação educacional para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Técnicos Concomitantes/Subsequentes e no Ensino Superior do Instituto Federal de Educação - Ifes e na área de Gestão Escolar, tendo atuado na coordenação de setores pedagógicos (CGEN, CGP e CAE) e na Diretoria de Ensino - Diren, nesse campus do Instituto Federal. 

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Jacinto , C. A., & da Silva Wingler , S. (2023). ENSINO-APRENDIZAGEM DE SURDOS MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CONTEXTO PANDÊMICO:: RELATOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Revista SCIAS Língua De Sinais, 2(1), 35–52. https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i1.7552