Afinal, com que língua eu “fui”?

Uma busca por compreender os processos de ensino e aprendizagem das crianças surdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i2.8109

Palavras-chave:

Ensino de Surdos, Libras, Língua Portuguesa para surdos, Percurso formativo, Escola inclusiva

Resumo

O processo de educação dos surdos é complexo e desafiador. Línguas diferentes, culturas diferentes, formas de ver e compreender o mundo diferentes estão em constante tensão dentro da escola. Durante anos foi possível acompanhar diferentes contextos e tempos onde essas tensões entre surdos e ouvintes estavam em constante movimento. O trabalho surge a partir da necessidade de verificar o “peso” que as duas línguas, Libras e Língua Portuguesa, têm nesse processo educativo ou durante os percursos formativos. Para isso foram “ouvidas” 21 pessoas entre elas, professores surdos e ouvintes, alunos surdos e mães de surdos. A partir das suas vozes, opinião e desabafo, foi possível identificar inúmeras questões que permeiam este campo, além de identificar que, mesmo com toda visibilidade conquistada durante essas duas décadas de reconhecimento a Libras é preterida em relação à Língua Portuguesa no processo de ensino das crianças, jovens e adultos surdos.

Biografia do Autor

Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins , Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) - (2007), Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - (2016), Especialista em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e LIBRAS (UNISEB) - (2014) e Especialista em Tradução, Interpretação e Docência em LIBRAS (UNINTESE) - (2017). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Geografia e na educação de surdos, atuando principalmente no ensino de LIBRAS e de Formação de tradutores e Intérpretes de Libras / Língua Portuguesa. Atualmente é Tradutor Intérprete de Libras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Professor da Fundação Educação de Além Paraíba (FEAP), graduando em Pedagogia Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFJF. Autor dos livros: - Língua e Tecnologia: a Libras na Web (Editar Editora - 2017); - Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: múltiplos olhares, múltiplos saberes - vol.01 (Editora Appris, 2017) e - Imersões Cotidianas na Educação Inclusiva: múltiplos olhares, múltiplos saberes - vol.02 (Editora Appris, 2020)

Referências

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Pigozzo Tanus Cherp Martins , G. (2023). Afinal, com que língua eu “fui”? : Uma busca por compreender os processos de ensino e aprendizagem das crianças surdas. Revista SCIAS Língua De Sinais, 2(2). https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i2.8109