Afinal, com que língua eu “fui”?
Uma busca por compreender os processos de ensino e aprendizagem das crianças surdas
DOI :
https://doi.org/10.36704/sciasls.v2i2.8109Mots-clés :
Ensino de Surdos, Libras, Língua Portuguesa para surdos, Percurso formativo, Escola inclusivaRésumé
O processo de educação dos surdos é complexo e desafiador. Línguas diferentes, culturas diferentes, formas de ver e compreender o mundo diferentes estão em constante tensão dentro da escola. Durante anos foi possível acompanhar diferentes contextos e tempos onde essas tensões entre surdos e ouvintes estavam em constante movimento. O trabalho surge a partir da necessidade de verificar o “peso” que as duas línguas, Libras e Língua Portuguesa, têm nesse processo educativo ou durante os percursos formativos. Para isso foram “ouvidas” 21 pessoas entre elas, professores surdos e ouvintes, alunos surdos e mães de surdos. A partir das suas vozes, opinião e desabafo, foi possível identificar inúmeras questões que permeiam este campo, além de identificar que, mesmo com toda visibilidade conquistada durante essas duas décadas de reconhecimento a Libras é preterida em relação à Língua Portuguesa no processo de ensino das crianças, jovens e adultos surdos.
Références
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