A avaliação de Educação Física para alunos surdos do ensino fundamental em escolas públicas do município de Manaus

Autores

  • Eliza Damiana dos Santos de Souza Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Elizandra de Lima Silva Bastos Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Palavras-chave:

Educação de surdos, Educação inclusiva, educação física, Bilinguismo

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar como se dá a avaliação das aulas de educação física para alunos surdos. Os pressupostos teóricos sobre a avaliação estão baseados em Luckesi (2011), Bloom et.al. (1983). A base teórica para avaliação de surdos está amparada em Alves e Pinto (2016) e Quadros (2019). A metodologia se baseia no paradigma qualitativo da pesquisa Denzin e Lincoln (2006), com utilização de questionários e entrevistas(GIL, 1986) participaram dessa pesquisa seis professores de educação física da rede pública de ensino. As análises dos dados foram realizadas com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Durante a pesquisa, fica clara a preocupação de alguns professores com os aprendizados dos alunos surdos, porém, percebe-se que a prática pedagógica de alguns docentes deixava a desejar em relação às necessidades dos alunos surdos, o conhecimento da Língua de sinais (Libras) primeira língua do surdo, torna a comunicação mais fluida e facilita o entendimento do aluno ao conteúdo abordado pelo professor. 

Biografia do Autor

Eliza Damiana dos Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Licenciada em Educação Física pela UFMT, especialista em Educação Infantil pela Anhanguera-UNIDERP; graduanda em Letras-Libras pela UFAM

Elizandra de Lima Silva Bastos, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Licenciada em Letras-Libras pela UFAM; especialista em LIBRAS pela UNIASSELVI ; Mestre em Teoria e Análise Linguística pela UFAM,  Docente de LIBRAS na Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Referências

ALVES, Lyna Katia Cavalcante; PINTO, Francisco Ricardo Miranda. O surdo e a prática de atividades físicas mediado por um educador físico. Afluente, UFMA/Campus III, v.1, n.3, p. 98-115, out./dez. 2016

BLOOM, Benjamim S. et. al. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1983.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dez. de 1996. Estabelece as diretrizes da base da educação nacional. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, 20 de dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília; MEC/SEESP, 2001.

BRASIL. Decreto 5.626, de 22 de dez. de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, 22 de dez. 2005.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abr. de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, 24 de abr. 2002.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1987

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa - tipos fundamentais. São Paulo. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

HAYDT, R. C.C. Curso de Didática Geral. Ed. - São Paulo: Ática, 2011.

LUCKESSSI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico/ Cipriano Carlos Luckesi- p. 295 1ª ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Souza, E., & de Lima Silva Bastos, E. (2024). A avaliação de Educação Física para alunos surdos do ensino fundamental em escolas públicas do município de Manaus. Revista SCIAS Língua De Sinais, 3(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasls/article/view/8235