A avaliação de Educação Física para alunos surdos do ensino fundamental em escolas públicas do município de Manaus
Mots-clés :
Educação de surdos, Educação inclusiva, educação física, BilinguismoRésumé
Esta pesquisa objetiva investigar como se dá a avaliação das aulas de educação física para alunos surdos. Os pressupostos teóricos sobre a avaliação estão baseados em Luckesi (2011), Bloom et.al. (1983). A base teórica para avaliação de surdos está amparada em Alves e Pinto (2016) e Quadros (2019). A metodologia se baseia no paradigma qualitativo da pesquisa Denzin e Lincoln (2006), com utilização de questionários e entrevistas(GIL, 1986) participaram dessa pesquisa seis professores de educação física da rede pública de ensino. As análises dos dados foram realizadas com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Durante a pesquisa, fica clara a preocupação de alguns professores com os aprendizados dos alunos surdos, porém, percebe-se que a prática pedagógica de alguns docentes deixava a desejar em relação às necessidades dos alunos surdos, o conhecimento da Língua de sinais (Libras) primeira língua do surdo, torna a comunicação mais fluida e facilita o entendimento do aluno ao conteúdo abordado pelo professor.
Références
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