Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Caso aplicável, a pesquisa cumpre as normas dos Procedimentos de Ética em Pesquisa referente ao número da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa ou à Comissão de Ética de Uso de Animais.

Diretrizes para Autores

As publicações na Revista Saúde, Corpo e Movimento são gratuitas.

1 Seções Temáticas e Tipos de Artigos

O periódico será divido nas seguintes seções temáticas:

  • Aspectos Emocionais e Cognitivos na Atividade Física.
  • Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física.
  • Atividade física e saúde.
  • Biodinâmica do Movimento Humano.
  • Comportamento Motor.

O artigo deverá ser vinculado a uma seção temática. O tipo de artigo para submissão poderá ser: (1) Artigos Originais, (2) Artigos de Revisão, (3) Relatos de Experiência ou (4) Artigos de Opinião. Acesso o template do manuscrito aqui.

1.1 Artigos Originais

Seção destinada a divulgar trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais e resultados relevantes, provenientes de coleta de dados, desde que possam ser reproduzidos e/ou generalizados. Sua estrutura deve atender a um formato reconhecido na área e método específicos, contendo: Resumo e Abstract; Introdução/Considerações Iniciais; Método; Resultados; Discussão; Conclusão/Considerações Finais; e Referências.

Informações adicionais:

  1. Conter até 6.000 palavras na sua totalidade;
  2. Número máximo de oito autores por manuscrito. A partir de seis autores, deve-se enviar um documento suplementar, justificando a participação de cada um;
  3. Resumo e abstract devem ter até 250 palavras;
  4. Lista de referências limitada a 40 obras, sendo incluídas apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado;
  5. Limite de até seis tabelas, figuras e quadros, no conjunto, incluindo apenas os dados imprescindíveis. Deve-se evitar tabelas muito longas, preferencialmente.

1.2 Artigos de Revisão

São aceitos para esta seção os artigos destinados à revisão crítica e sistematizada da literatura, com método claro e objetivo. Outros artigos de revisão, como narrativa e integrativa, podem ser submetidos, sendo avaliados conforme méritos de sua relevância e contribuições à área, sendo aceitos conforme critério do editor. Devem conter: Resumo e Abstract; Introdução ou Considerações Iniciais; Método; Resultados; Discussão; Conclusão ou Considerações finais; e Referências.

Informações adicionais:

  1. Conter até 8.000 palavras na sua totalidade;
  2. Número máximo de quatro autores por manuscrito;
  3. Resumo e abstract devem ter até 250 palavras;
  4. Lista de referências limitada a 60 obras, sendo incluídas apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado;
  5. Limite de até cinco tabelas, figuras e quadros, no conjunto, incluindo apenas os dados imprescindíveis. Deve-se evitar tabelas muito longas, preferencialmente.

1.3 Relato de Experiência

Os artigos desta seção descrevem estratégias de intervenção com foco no detalhamento dos procedimentos realizados, através de resultados obtidos através de atividades de ensino ou extensão, discutindo suas implicações para a prática profissional.

Informações adicionais:

  1. Conter até 3.500 palavras na sua totalidade;
  2. Número máximo de três autores por manuscrito;
  3. Resumo e abstract devem ter até 250 palavras;
  4. Lista de referências limitada a 30 obras, sendo incluídas apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado;
  5. Limite de até quatro tabelas, figuras e quadros, no conjunto, incluindo apenas os dados imprescindíveis. Deve-se evitar tabelas muito longas, preferencialmente.

1.4 Artigos de Opinião

Os manuscritos desta seção devem expressar opinião (pontos de vista) sobre temas relevantes e que necessitem de maior compreensão e atenção por parte dos profissionais da área. Artigos neste formato podem ser realizados a convite do editor ou por iniciativa do autor em contato prévio com o editor, que o autoriza a realizar a submissão. Normalmente é um documento elaborado por pesquisador ou grupo de pesquisadores de comprovado saber na área. Deve conter: Resumo e Abstract; Considerações Iniciais; Tópicos de discussão; Considerações Finais; Referências.

Informações adicionais:

  1. Conter até 3.000 palavras na sua totalidade;
  2. Número máximo de três autores por manuscrito;
  3. Resumo e abstract devem ter até 250 palavras;
  4. Lista de referências limitada a 25 obras, sendo incluídas apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado;
  5. Limite de até quatro tabelas, figuras e quadros, no conjunto, incluindo apenas os dados imprescindíveis. Deve-se evitar tabelas muito longas, preferencialmente.

2 Diretrizes para Autores

2.1 Checklist Inicial

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";
  2. O arquivo de submissão está em formato Microsoft Word (.doc, .docx ou compatível);
  3. URLs (DOI) para as referências foram informadas quando possível;
  4. Toda e qualquer identificação dos autores e/ou de suas Instituições de origem foi removida do corpo do documento ou de suas propriedades;
  5. O texto está com espaçamento entre linhas 1,5; usa fonte Calibri de 12 pontos; emprega itálico para palavras estrangeiras; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos descritos em Diretrizes para Autores;
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

2.2 Estruturação e Formatação dos Manuscritos

São utilizadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas. É obrigatório o uso do TEMPLATE (arquivo padrão) para a estruturação do artigo.

Os artigos deverão ser redigidos em língua portuguesa, fonte Calibri, tamanho 12, espaço 1,5, seguindo as especificações sobre número de palavras e divisões internas expostas específicas da seção de seu manuscrito. As referências não contam no tamanho do artigo, ao contar as palavras. As páginas devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, no canto superior direito da página. Utilizar itálico somente para palavras estrangeiras. Além disso, deve-se atentar às indicações a seguir:

  1. Página Título: primeira página do arquivo, contendo (1) título completo em português e inglês; (2) título resumido em português e inglês;
  2. Páginas dos Resumos: (1) resumo em língua portuguesa, indicando ao leitor objetivo, método, resultados e conclusões do artigo; (2) de três a cinco palavras-chave em português, separadas entre si por ponto e vírgula, representando o conteúdo do artigo; (3) abstract e Keywords, seguindo as mesmas especificações de suas versões em português.
  3. Corpo do Texto: deve estar constituído conforme as divisões específicas da seção em que seu artigo se enquadra, conforme o item Seções do Periódico. Notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível. As palavras Figura, Quadro ou Tabela que aparecerem no texto devem, sempre, serem escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. No caso de se utilizar tabelas, figuras de outra autoria, a fonte deve ser mencionada abaixo dela. Não são admitidos usos de expressões como “a Tabela acima” ou a “Figura abaixo”, pois o processo de editoração pode alterar sua localização.
  4. Figuras, Tabelas e Quadros: devem ser inseridos no corpo do texto, não após, e numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Tabelas e quadros não podem ser inseridos no formato de imagem, pois o seu conteúdo faz parte da contagem de palavras. Figuras também devem ser encaminhadas em separado (como documentos suplementares) em formato JPG, TIF ou EPS com resolução mínima de 300 dpi. O uso de cores é permitido, desde que seja feito comedidamente e contribua com o conteúdo, evitando poluição visual. Quadros e Tabelas devem, preferencialmente, utilizar tons de cinza. Figuras cujos direitos autorais pertençam a terceiros devem ter seu uso expressamente autorizadas por estes, obedecendo aos dispositivos da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. A autoria deve estar ciente das sanções previstas nessa lei em caso de violações.
  5. Citações: o sistema de chamada das citações deve ser alfabético (autor/data), sendo indicadas no texto informando o sobrenome do autor citado, seguido do ano de publicação (em caixa alta dentro de parênteses, ou caixa alta e baixa quando fizerem parte do texto). No corpo do texto, publicações com até três autores devem ter todos citados e separados por ponto e vírgula (AUTOR 1; AUTOR 2; AUTOR 3, ano); quando houver mais do que três autores, cita-se o primeiro seguido por et al (AUTOR 1 et al., ano). Citações diretas devem apresentar a página (AUTOR, ano, página), apresentando o uso de aspas quando curta (até três linhas) e recuo de 4 cm de recuo quando longa (mais do que três linhas).
  6. Referências: são os documentos citados no texto, conforme a NBR 6023/2018, na forma de lista, ordenada alfabeticamente, alinhada à margem esquerda e colocada ao final do artigo, sob o título REFERÊNCIAS, este alinhado ao centro. A autoria deve apresentar o último sobrenome completo e iniciais do restante. Para melhor compreensão e visualização, a seguir constam alguns exemplos.
  • Livro:

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.

  • Artigo de periódico:

ALMEIDA, O. P.; ALMEIDA, S. A. Confiabilidade da Versão Brasileira da Escala de Depressão em Geriatria (GDS) versão reduzida. Arquivos de Neuropsiquiatria. São Paulo, v. 57, n. 2, p. 421-426, 1999.

NUNES, P. et al. Effect of resistance training on muscular strength and indicators of abdominal adiposity, metabolic risk, and inflammation in postmenopausal women: controlled and randomized clinical trial of efficacy of training volume. Age, v. 38, n. 2, p. 40, 2016. DOI: 10.1007/s11357-016-9901-6.

  • Teses, dissertações e monografias:

LOPES FILHO, B. J. P. Efeitos do Treinamento de Karate-Dō na Cognição de Idosos: Ensaio clínico randomizado e controlado. 2015. 82 p. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

3 Processo de Avaliação por Pares

Todos os manuscritos submetidos passarão por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que poderá solicitar correções e complementos, caso julgue necessário. Documentos que não se enquadrarem no escopo do Periódico, que não estejam em conformidade com as normas de publicação ou que não atendam aos prazos serão arquivados.

Quando aceita a submissão, serão solicitados dois pareceres de avaliadores especializados na temática. Os avaliadores devem ser objetivos em sua avaliação, contatando os editores quando identificado qualquer conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos.

O sistema de revisão será duplo-cego, sendo os nomes dos pareceristas e dos autores mantidos em sigilo em todas as etapas que se façam necessárias. Todos os materiais e informações disponibilizadas aos avaliadores deverão ser tratados com sigilo e não poderão ser utilizados para outra finalidade.

No processo de avaliação serão levados em conta a linha temática do periódico, a originalidade do tratamento do assunto, a consistência e o rigor da abordagem metodológica e suas contribuições à área. Os pareceres servirão de subsídio aos editores, aos quais caberá a decisão final. O aceite e a publicação dos trabalhos estarão condicionados ao cumprimento das recomendações encaminhadas.

A Revista Saúde, Corpo e Movimento adota procedimentos para evitar as práticas de plágio durante o processo de avaliação dos artigos.

4 Conflito de Interesses e Financiamento

É procedimento obrigatório que a autoria do artigo declare a existência ou não de conflito de interesses. Mesmo julgando não haver conflito de interesses, a autoria deverá declarar essa informação. É necessário, também, apontar a(s) fonte(s) de financiamento da pesquisa, caso esta tenha recebido recursos de órgãos de fomento, ou qualquer outro tipo de auxílio financeiro recebido. A referência à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por exemplo, é obrigatória para os casos em que tenha financiado integral ou parcialmente a pesquisa, conforme Portaria 206/2018.

5 Procedimentos de Ética em Pesquisa

Todas as pesquisas realizadas em território brasileiro, envolvendo seres humanos, deverão indicar o número registrado na Plataforma Brasil e a instituição de vínculo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos procedimentos metodológicos de seu artigo, atendendo às Resoluções 466/12 e 510/2016, conforme cada caso. Pesquisas realizadas em outros países devem indicar o registro equivalente no país de origem do artigo. O documento de aprovação no CEP ou equivalente de outro país deve ser anexado como documento complementar.

Da mesma forma, toda a pesquisa envolvendo animais deve indicar o registro e devida identificação, nos procedimentos metodológicos, relativos à Comissão de Ética de Uso de Animais (CEUA), ou órgão correspondente, quando proveniente de outro país. Deve, também, anexar os devidos documentos que garantam a adoção dos procedimentos éticos e cumprimentos de suas específicas resoluções.

Recomendações: Ensaios clínicos devem apresentar seu número cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) ou no ClinicalTrials.gov e seguir os padrões de apresentação de escrita científica do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Tais declarações também devem ser incluídas nos procedimentos metodológicos. Para os estudos de revisão sistemática (com ou sem meta-análise) devem-se seguir as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e recomenda-se registro no PROSPERO. Os estudos observacionais devem seguir as recomendações do Strengthening The Reporting Of Observational Studies In Epidemiology (STROBE).

Atividade física e saúde

Investigações voltadas aos aspectos epidemilógicos da atividade física sobre parâmetros de saúde.

Biodinâmica do Movimento Humano

Investigações sobre o exercícicio físico e/ou treinamento físico sobre aspectos biológicos e biomecânicos para a saúde e desempenho esportivo.

Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física

Investigações sobre Educação Física escolar e demais áreas das Humanidades em sua relação com a educacao física, esporte e lazer.

Comportamento motor

Investigações sobre aspectos voltados as habilidades motoras e sua relação com a educação física.

Aspectos Emocionais e Cognitivos na Atividade Física

Investigações sobre aspectos Emocionais e Cognitivos na Atividade Física.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. O manuscrito submetido à avaliação é um documento autoral e sigiloso, sendo protegido de qualquer forma de exploração.

  • Equipe editorial com afiliação
  • Contato principal (nome, e-mail, telefone, afiliação, endereço postal)
  • Contato de apoio técnico (nome, e-mail, telefone)