Perfil de ansiedade-traço em atletas praticantes de esportes adaptados

Authors

Keywords:

Anxiety, Competition, Parasport

Abstract

Performance sport presents different situations that can be stressful, leading to negative effects on performance. Trait anxiety is a component of the individual's personality, which indicates a behavioral disposition to perceive different circumstances as threatening, causing responses of a disproportionate state of anxiety. The study aimed to identify the trait-anxiety profile of athletes in adapted sports. Participants were 45 athletes with a mean age of 27.4 years (SD 10.6) and a mean time of experience in the sport of 5.9 years (SD 4.06). The results indicated that in the modalities Athletics, Boccia, Blind Soccer, Football 7, Goaball, Wheelchair Rugby, Table Tennis and Sitting Volleyball, the athletes reached values ​​classified as average trait anxiety and in the Judo modality, the value indicated was classified as medium-low trait anxiety. Assessment of psychological parameters is an important area of ​​knowledge, since the better emotional performance of athletes contributes to the improvement of the execution of technical and tactical actions. In addition, understanding the trait-anxiety responses of athletes with disabilities can help implement actions related to psychological preparation in training. This research was carried out with the support of the Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG.

Author Biographies

Rachel Cardinale de Paula Vilaça, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2018), licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2022) e graduanda em Pedagogia pela Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é Personal Trainer e Professora de Educação Física em uma escola municipal.

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Thiago Jeronimo Paixão, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008 - 2013), com especialização em Preparação Física e Esportiva (enfase em Musculação) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2019). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, Danças Folclóricas, Saúde Coletiva, Terceira Idade, Flexibilidade, Treinamento Resistido, Recreação e Lazer, Administração e Organizações de Eventos, atuando principalmente nos seguintes temas: Voleibol, Vôlei de Praia, Gestão de Eventos, Treinamento Resistido e Consultoria Esportiva.

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Beatriz Magalhães Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. Doutora em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); possui mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011); especialização em Fisioterapia Esportiva (2008) e em Fisioterapia aplicada à Terapia Manual (2006), e Bacharelado em Educação Física (2015) e em Fisioterapia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Fundadora e Diretora do Departamento de Ciência e Saúde da Associação Mineira do Paradesporto - AMparadesporto. Atua nas linhas de pesquisa de Avaliação físico-motora, Biomecânica, Fisioterapia Esportiva, Prevenção de lesões e Treinamento esportivo, Treinamento de populações especiais e Psicologia do Esporte. Tem experiência na docência do ensino superior e nas áreas de Treinamento Esportivo e Fisioterapia (Esportiva e Paradesportiva, Neuromusculoesquelética, Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica), e em grandes eventos esportivos.

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Camila Cristina Fonseca Bicalho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora no Departamento de Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG- Unidade Ibirité). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre e Doutora em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Cofundadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e Comportamento Motor (GEPECOM). Áreas de interesse: Psicologia do Esporte; Resiliência, Estresse e Burnout esportivo; Psicometria e Avaliação Psicológica no Esporte.

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André de Assis Lauria , Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), Pós Graduação em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho (2007), Especialização em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Atualmente é professor do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Basquetebol, Voleibol, Periodização do treinamento, e Treinamento de força.

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João Roberto Ventura de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Formação strictu sensu pela Pós-graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da UFMG, mestrado (2016) e doutorado (2021), com ênfase na área do Comportamento Motor. Especialização em Treinamento Esportivo pelo PPGCE - UFMG. Licenciatura e bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

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Ingrid Ludimila Bastos Lôbo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possuo graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuo como professora e pesquisadora no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ibirité. 

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Published

2023-05-30

How to Cite

Gonçalves, G. A., Vilaça, R. C. de P., Paixão, T. J., Pereira, B. M., Bicalho, C. C. F., Lauria , A. de A., … Lôbo, I. L. B. (2023). Perfil de ansiedade-traço em atletas praticantes de esportes adaptados. Revista Saúde, Corpo E Movimento, 1(1), 1–14. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/scm/article/view/6984

Issue

Section

Aspectos Emocionais e Cognitivos na Atividade Física