Manbol: um novo esporte, novas possibilidades

Authors

Keywords:

Physical education, School, Alternative sports, Sport History

Abstract

The objective of the study was to investigate the perception of Physical Education students about the Manbol modality in a school in the city of Santana in the State of Amapá. A qualitative, exploratory and descriptive study was carried out. Information was searched in the following databases: BVS, Scielo, Pubmed and Web of Science, Lilacs and academic Google using the word Manbol, and only eight scientific articles dealing with the subject were identified. For the composition of the sample, 200 elementary school students were randomly selected, using a questionnaire as a data collection instrument with questions about their perception of the modality researched. The results indicate that students still know little about the researched sport, as well as its main fundamentals. According to this study, Manbol is presented at school as a new modality still under development and there is a need for further research considering the low production on the subject.

 

Author Biographies

Alisson Vieira Costa, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (2003). Mestrado em Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal (2007). Doutorado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2020). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Estágio Supervisionado com ênfase em Currículo, atividade física para idosos, bem como em dança, capoeira, manifestações populares e lutas. Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), pela portaria, n. 1365/2013. Foi Coordenador do Curso de Educação Física da UNIFAP, pela portaria, n. 1503/2013 no período de 2013 a 2015. Foi chefe da Divisão de Esportes e do Núcleo de Esporte e Lazer do Curso de Educação Física da UNIFAP, pela portaria, n. 2231/2015. Atualmente é adjunto II da UNIFAP e docente do Curso de Educação Física da mesma universidade. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7210340301020395

Marcela Fabiani Silva Dias, Grupo de Ensino Madre Tereza

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amapá (2020) e mestrado em Ciências da Saúde pela mesma universidade (2022). Atualmente é professora universitária e está vinculada ao colegiado de Educação Física do Grupo Madre Tereza.Possui experiência profissional na área de Educação Física Escolar, com foco no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como docente, ministra disciplinas nas áreas de Psicomotricidade, História da Educação Física, Metodologia e Fundamentos do Atletismo, Ginástica, Basquetebol e Handebol, além de Danças e atividades rítmicas, estágio supervisionado e outras disciplinas correlatas. É docente do Curso de Licenciatura em Educação Física à Distância (EAD) da Universidade Federal do Amapá.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6625016483476695

References

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia para o ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DOPP, E. V. O.; NASCIMENTO, W. G.; MARTINS, M. As relações de poder na educação física do ensino médio. 11º Congresso Argentino de Educación Física y Ciencias, Ensenada, Argentina. En Memoria Académica, v. 1, n.1, p. 1-16, 2015.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HILDELBRANDO, R. Manbol: livro de regras. Belém: Federação Internacional de Manbol, 2021.

JESUS, L. L.; JESUS, L. B. L. Manbol como iniciação e prática esportiva. Revista Científica FESA, v.1, n. 17, p.64-76, 2022.

OLIVEIRA, E. S. A. Educação física, infância e saúde em discussão: coletânea de estudos 2. 1ª edição eletrônica. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2020.

SANTOS, L. P. V.; PEREIRA, M. C. Relato de experiência sobre as intervenções na residência pedagógica. 7º Encontro das licenciaturas. Educação em foco, v.1, n. 1, p.1-5, 2022.

SANTOS, A. R.; MONTEIRO, E. P. Jogos eletrônicos e educação física escolar: tensões, alternativas e perspectivas docentes. Debate em educação, v.14, n. 35, p. 526-548, 2022.

SILVA, M. C. M.; DUARTE, C. P. Projetos Coletivos do Corujinha: algumas contribuições da Educação Física para o currículo em ação da escola. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 129-138, 2019.

SILVA, I. E.; SOUZA, D. S. G. Desafios e aprendizagens ao ministrar aulas na educação de jovens e adultos. 7º Encontro das licenciaturas. Educação em foco, v.1, n. 1, p.1-5, 2022.

Published

2023-05-30

How to Cite

Costa, A. V., & Dias, M. F. S. (2023). Manbol: um novo esporte, novas possibilidades. Revista Saúde, Corpo E Movimento, 1(1), 1–13. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/scm/article/view/7295

Issue

Section

Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física