O corpo na contemporaneidade

Autores/as

Palabras clave:

Corpo, Contemporaneidade, Identidade

Resumen

O objetivo deste texto é promover uma reflexão sobre como o corpo na contemporaneidade vêm se constituindo como uma forma de organização social e como isso afeta na constituição do psiquismo. Para isso recorremos aos estudos de Birman (2014) e Foucault (1998, 2005,2010).  A busca por um ideal de corpo tem afetado os modos pelos quais os sujeitos se relacionam e se colocam no mundo a partir de expectativas sobre o corpo perfeito. A mídia televisiva e, mais recentemente, as redes sociais estão construindo uma espécie de “autoridade”, que se baseia na exposição excessiva e coloca em evidência a busca pelo corpo ideal, baseada em padrões estéticos muitas vezes inatingíveis.

Biografía del autor/a

Juliana Scarazzatto, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Laborarte.

Graduou-se em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí no ano de 2001. Possui Especialização em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas. É mestra pelo programa de pós-graduação da faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas na área de concentração Ensino e Práticas Culturais e doutora pela mesma Universidade na área de Formação de Professores e Trabalho Docente. Atualmente é aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Atua principalmente com Prática de Ensino, Didática, Orientação e Supervisão de Estágios e Formação de Professores.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2264090174458769

Citas

BIRMAN, J. O sujeito na contemporaneidade: espaço, dor e desalento na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

COSTA, J. F. O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

DAOLIO, J. Corpo e identidade. In: MOREIRA, W. W. (Org.) Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006, p4. 9-62.

FISCHER, R. M. B. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 151–162, 2002. DOI: 10.1590/S1517-97022002000100011.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 13 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 3: cuidado de si. 8 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2005.

FOUCAULT, M. Hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

KEHL, M. R. Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade. Rio de Janeiro: Imago, 1998.

POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Scarazzatto, J. (2024). O corpo na contemporaneidade. Revista Saúde, Corpo E Movimento, 3(3), 1–11. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/scm/article/view/8875

Número

Sección

Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física