Abandono de tratamento de HIV/AIDS: experiência do Serviço Social no trabalho multidisciplinar.

Authors

  • Jefferson Ferraz Gonçalves Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense

Abstract

Esta pesquisa pretende apresentar uma experiência de intervenção do Serviço Social realizado em conjunto com outras categorias profissionais sobre a temática do abandono de tratamento de HIV/AIDS, por meio da avaliação de um projeto, a fim de conhecer os efeitos dele na saúde e bem-estar dos indivíduos usuários do serviço. Pretende ainda investigar seu desenho, os recursos e a estrutura. A metodologia se apoiará numa análise documental do projeto, incluindo relatórios periódicos, planilhas e outros registros, além da observação participante. Finalmente espera-se com esta investigação identificar os pontos fortes e fracos do programa, considerando suas ações e estratégias, mas, sobretudo verificar se o mesmo tem acumulado sucesso em relação ao seu propósito mais geral, que é acolher e manter o usuário continuamente em tratamento, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Author Biography

Jefferson Ferraz Gonçalves, Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense

Política Social : Política Social de Saúde.

References

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes :Brasília: Ministério da Saúde, 2012. p.61-62.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Atenção em saúde mental nos serviços especializados em DST/AIDS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. p.24;39.

Brasil. Ministério da Saúde. Relatório de Monitoramento Clínico do HIV. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Brasília, dezembro de 2017b. Disponível em: <http://www.aids.gov.br> . Acesso em: 14 março de 2018.

COSTA, S. F. G.; MORAES, D. C. A.; OLIVEIRA, R.C. Adesão de homens vivendo com HIV/AIDS ao tratamento antirretroviral. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p. 676-681, out./dez. 2014.

Policlínica Antônio Ribeiro Netto. Relatório 2016 do projeto de intervenção: Acolhimento a usuários em abandono de tratamento de HIV/AIDS. Rio de Janeiro, junho de 2017. (p.1-14).

RODRIGUES, Marilza and MAKSUD, Ivia. Abandono de tratamento: itinerários terapêuticos de pacientes com HIV/Aids. Saúde debate [online]. 2017, vol.41, n.113, pp.526-538. ISSN 0103-1104. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0103-110420171131> Acesso em : 01 abril de 2018.

SESSIONS, Glenn. Avaliação em HIV/AIDS: uma perspectiva internacional. Rio de Janeiro. ABIA, Coleção Fundamentos de Avaliação, nº2,2001.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa/ Eduardo Vasconcelos, 5ª Edição- Petrópolis/RJ: Vozes,2011.

Published

2020-04-06

How to Cite

Ferraz Gonçalves, J. (2020). Abandono de tratamento de HIV/AIDS: experiência do Serviço Social no trabalho multidisciplinar. Serviço Social Em Debate, 1(2). Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/3924