O neoconservadorismo político e seus impactos na vida das mulheres: desassistência pública e as potencialidades da resistência feminina

Autores

  • Rosária de Fátima de Sá Pereira da Silva Doutoranda e Mestra em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assistente Social da Secretaria de Educação – Departamento de Diversidade e Inclusão da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis – RJ. Participante do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Intervenção em Políticas Públicas de Gênero (LIEG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade (NEFSSC). Ambos vinculados à UFRJ. https://orcid.org/0000-0001-8982-6711

Resumo

Este trabalho pretende elucidar nosso interesse de pesquisa na atual conjuntura de implementação das políticas públicas de gênero, no âmbito do Estado Brasileiro e suas irradiações políticas, econômicas, sociais e culturais na vida das mulheres. Compreendemos que este cenário político é caracterizado pela regressão dos direitos sociais, em função do desfinanciamento das políticas públicas, da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional de restrição dos gastos públicos, que legitima um novo ordenamento fiscal no País, a partir da Emenda Constitucional 95/2016. Este cenário se constitui num amplo e desfavorável momento para as mulheres, consubstanciado pelo processo de impeachment sofrido pela Presidenta eleita Dilma Rousseff, em que se atualiza o patriarcado em sua face mais opressora: a misoginia.

Biografia do Autor

Rosária de Fátima de Sá Pereira da Silva, Doutoranda e Mestra em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assistente Social da Secretaria de Educação – Departamento de Diversidade e Inclusão da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis – RJ. Participante do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Intervenção em Políticas Públicas de Gênero (LIEG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade (NEFSSC). Ambos vinculados à UFRJ.

Doutoranda e Mestra em Serviço Social  pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGSS/UFRJ. Pesquisadora das temáticas de Políticas Públicas de Gênero e Enfrentamento à Violência de Gênero. Assistente Social concursada da Prefeitura de Angra dos Reis, lotada no Departamento de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Educação. Atualmente participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos do Serviço Social na contemporaneidade - NEFSSC/UFRJ e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Intervenção em Políticas Públicas de Gênero Universidade Federal do Rio de Janeiro - LIEIG/UFRJ.

 

Referências

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Brasília, 2011a. Regulamenta e estabelecer conceitos, princípios, diretrizes e ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/pdfs/politica-nacional-de-enfrentamento-a-violencia-contra-as-mulheres

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Brasília, 2011b. Regulamenta as dimensões da prevenção, assistência, proteção e garantia dos direitos das mulheres em situação de violência, bem como o combate à impunidade dos agressores. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/pdfs/pacto-nacional-pelo-enfrentamento-a-violencia-contra-as-mulheres

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Brasília, 2011c. Regulamenta atuação articulada entre as instituições/ serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando ao desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia das mulheres. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/entenda-a-violencia/pdfs/rede-de-enfrentamento-a-violencia-contra-as-mulheres

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n° 11.340 de 7 de agosto de 2006a. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm

BRASIL. Secretaria Especial de Política para Mulheres. Instrumentos Nacionais de Direitos das Mulheres. Brasília. 2006b. Regulamenta a política de enfrentamento à violência contra a mulher. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpm_compacta.pdf

CARNEIRO, S. Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

BEZERRA, V; VELOSO, R. Gênero e Serviço Social: desafios de uma abordagem crítica. São Paulo: Saraiva 2015.

FEDERICI, S. O Ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Tradução: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2019.

LUKÁCS, Georg. Sociologia: A decadência Ideológica da Burguesia. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Rio de Janeiro: Ática. 1992.

LUKÁCS, Georg. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Ciências Humanas. 1978, p.1-18.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular. 2008.

MESZAROS, I. A crise estrutrural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

MEDEIROS, L. Em briga de marido e mulher o Estado deve meter a colher: políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica. Rio de Janeiro: PUC-Rio. São Paulo: Reflexão. 2016.

POUGY, L.G. O conceito em perspectiva: gênero, raça e classe. In: Revista Praia Vermelha. UFRJ – PPGSS. Rio de Janeiro. Vol. 6. 2018.

_________________. Notas sobre políticas e Gênero e Serviço Social. In: Revista Praia Vermelha. UFRJ-PPGSS. Rio de Janeiro. Vol. 22. 2012.

_________________. Desafios políticos em tempos de lei Maria da Penha. In: Revista Katalysis. Florianópolis: UFSC-PPGSS. Vol.13, nº.1. jan/jul.2010.

SAFFIOTI, H. I. B. Violência de Gênero: o lugar da práxis na construção da subjetividade. In: Revista Lutas Sociais. São Paulo, nº 2, 1997, p. 59-79. Disponível em https://revistas.pucsp.br/ls/issue/view/1213/showToc. Acesso em 29 de agosto de 2019.

________________. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Expressão Popular - Fundação Perseu Abramo, 2a edição, 2015.

SEGATO, R. Colonialidad y patriarcado moderno: expansión del frene estatal, modernización, y la vida de las mujeres. In: MIÑOSO, Y.E; CORREAL, D.G; MUÑOZ, K.O (orgs.). Tejiendo de otro modo: Feminismo, epistemologia y apuestas descoloniales en Abya e Yala. Colombia: Editorial UC, 2014a, p. 75-91.

____________. Las nuevas formas de La guerra y El cuerpo de las mujeres. In La guerra contra las mujeres. México: Editorial Pez en El árbol, 2014b, p. 57-92.

SCHOLZ, R. O valor é o Homem: Teses sobre a socialização pelo valor e a relação entre os sexos. In: Revista Novos Estudos. São Paulo, nº. 45, 1996.

SOARES, L.T. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. São Paulo: Cortez, 2002.

VÁZQUEZ, S.A. A Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1968, p.185 – 208.

Downloads

Publicado

2020-03-15

Como Citar

Pereira da Silva, R. de F. de S. (2020). O neoconservadorismo político e seus impactos na vida das mulheres: desassistência pública e as potencialidades da resistência feminina. Serviço Social Em Debate, 2(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/3931