Programa Maior Cuidado potencializando proteção social aos idosos em situação de vulnerabilidade social: a experiência do CRAS Senhor dos Passos - BH/MG

Autores

  • Taiane Queithe da Silva Faustino PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

Resumo

Este artigo objetiva explicitar a execução, implementação e avaliação de um programa municipal de gestão intersetorial, que é executado no âmbito da Proteção Social Básica no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, enquanto a materialização de uma oferta de política pública de proteção social a idosos em situação de vulnerabilidades nos territórios de área de abrangência dos Centro de Referência da Assistência Social - CRAS da cidade de Belo Horizonte - MG.  Para atender a esta finalidade, será explanado, uma breve revisão bibliográfica pertinente à Intersetorialidade, Políticas Pública, Assistência Social, destacando os conceitos de vulnerabilidades social no âmbito material e relacional, conforme preconiza as normativas e orientações do SUAS. Assim como, apresentar a operação da promoção social a este público que se encontra em situação vulnerável e em risco social no território do CRAS Senhor dos Passos. Esta explanação também almeja contribuir para reflexões e debate acerca do Programa Maior Cuidado que possui pouca produção e estudos acadêmicos.

Biografia do Autor

Taiane Queithe da Silva Faustino, PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Senhor dos Passos. Assistente Social formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente, Analista de Políticas Públicas na Prefeitura de Belo Horizonte. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Políticas Públicas/ UEMG. Autora de 23 artigos publicados (entre os anos de 2010 a 2018), sendo 18 voltados à temática da Política de Assistência Social. Foi apoio Técnico Prof. Dra. Marilda Villela Iamamoto no LIPES/ CEOI - Laboratório Integrado de Pesquisa do Centro de Estudos Octávio Ianni. Ex-Residente Multiprofissional em Saúde no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF/UFRJ. Experiência Profissional na área da Saúde Coletiva e Interdisciplinar; Saúde Suplementar/Privada; Empresa; Assistência Social, Intersetorialidade, Gestão e Informação. Bolsista PROATEC/UERJ (2012-2014), Iniciação Científica CNPQ (2011) e FAPERJ (2009-2010), Extensão UERJ (2008). Prestou assessoria a SMAS da cidade Niterói-RJ (2008) na implementação do Programa Bolsa Família no município de Niterói-RJ. Obteve nota máxima, no TCC - Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Serviço Social do Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), como requisito à obtenção do título de barrachel em Serviço Social. Foi monitora na disciplina de Política Social III na FSS/UERJ entre os anos de 2010 a 2012.

Referências

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. EDUCAÇÃO E INFÂNCIA NA CIDADE:

Dimensões Instituintes da Experiência de Intersetorialidade em Niterói. Tese

(Doutorado) Universidade Federal Fluminense – UFF, 2010.

ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de. A SAÚDE E O DILEMA DA

INTERSETORIALIDADE. São Paulo. Editora: Hucitec, 2006.

BELO HORIZONTE. PORTARIA SMAAS Nº 004/2014 - Dispõe sobre a conduta do Cuidador Social de Idosos do Programa Maior Cuidado. Disponível em; http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1116962

BRASIL, LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Lei nº 8.722 de 7 de setembro de 1993. Diário Oficial da União. Brasília, 8 dezembro de 1998.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 109, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União. Brasília, 2009.

BRASIL. ESTATUTO DO IDOSO: LEI Nº 10.741, de 1° de outubro de 2003. Diário Oficial da União. Brasília, outubro de 2003.

BRASIL. CONCEPÇÃO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília, 2013.

BRASIL. FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS E RUMOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA FORTALECER O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília, 2016.

BRASIL, POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Brasília, 2004.

BRONZO, Carla; VEIGA, Laura da. INTERSETORIALIDADE E POLÍTICAS DE

SUPERAÇÃO DE POBREZA: desafios para a prática. Revista Serviço Social e

Sociedade no92, SP, Cortez, 2007.

FAUSTINO, Taiane. Q. S. A INTERSETORIALIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: um diálogo com a literatura atual. In: Revista Perspectivas em Políticas Públicas. p. 153-192. Editora: UEMG. Belo Horizonte – MG. dezembro de 2014.

_________, T. Q. S. INTERSETORIALIDADE: TENDÊNCIA CONTEMPORÂNEA NA ORGANIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA MAIOR CUIDADO. POLÍTICAS PUBLICAS, COMUNICAÇÃO E GOVERNANÇA INFORMACIONAL , v. 1, p. 78, 2016.

IAMAMOTO ____________, Marilda Vilela. O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: trabalho e formação profissional. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

INOJOSA, Rose Marie. SINERGIA EM POLÍTICAS E SERVIÇOS PÚBLICOS:

desenvolvimento social com intersetorialidade. Cadernos FUNDAP n. 22, 2001.

JUNQUEIRA, Luciano A. Prates. A gestão intersetorial das políticas publica e o

terceiro setor. In: Saúde e Sociedade. SP. V.13, n°1, 2004.

LOPES, Márcia Helena. O TEMPO DO SUAS. In: Revista Serviço Social e

Sociedade no87, São Paulo, Cortez, 2006.

MENICUCCI, Telma. INTERSETORIALIDADE, O DESAFIO ATUAL PARA AS

POLÍTICAS SOCIAIS. Pensar BH/Política Social. BH, n° 33, p.10-13, 2014.

MONNERAT, Giselle e SOUZA, Rosimary. Política Social e Intersetorialidade:

consensos teóricos e desafios práticos, Revista SER SOCIAL n°26, Brasília, 2010.

SARTINI, Cristina M., CORREIA, Arlene M. PROGRAMA MAIOR CUIDADO:

Qualificando e humanizando o cuidado. In: Revista Pensar BH, no 31, Belo

Horizonte, 2012.

YAZBEK, M. Carmelita. CLASSES SUBALTERNAS E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Editora: Cortez. São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Faustino, T. Q. da S. (2020). Programa Maior Cuidado potencializando proteção social aos idosos em situação de vulnerabilidade social: a experiência do CRAS Senhor dos Passos - BH/MG. Serviço Social Em Debate, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/4004