Serviço social e movimentos sociais: história e reflexões sobre o amadurecimento teórico-metodológico

Autores

  • Mariana Figueiredo de Castro Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Escola de Serviço Social https://orcid.org/0000-0003-0911-8622
  • Natália Coelho de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Escola de Serviço Social

Resumo

Este artigo reflete parte da contribuição e produção acadêmica de assistentes sociais que participaram de trabalhos junto a movimentos populares urbanos e educação popular, por meio da execução de programas habitacionais e de urbanização e regularização de assentamentos precários realizados entre as décadas de 1960 a 1990, com base em pesquisa documental na produção da categoria, especialmente nas revistas Serviço Social e Sociedade. Período esse que possibilitou um avanço no trabalho de conscientização e educação popular, proporcionando um legado teórico-metodológico para a categoria profissional e relevantes reflexões sobre a nossa prática. Neste sentido, é necessário compreender algumas tendências do movimento de renovação do Serviço Social brasileiro, a partir do resgate de atores sociais importantes que participaram deste momento histórico, através das principais experiências profissionais de diálogo e compromisso com a população.

Biografia do Autor

Mariana Figueiredo de Castro Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Escola de Serviço Social

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (2010). Cursando Doutorado em Serviço Social na UFRJ atualmente . Possui experiência como professora e pesquisadora nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Serviço Social, atuando nos seguintes temas: formação profissional, fundamentos do serviço social, planejamento, responsabilidade social e questões socioambientais. Tem experiência também na Coordenação de Extensão na área de direitos humanos e educação e como Coordenadora de Pesquisa de iniciação científica.

Natália Coelho de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Escola de Serviço Social

É formada em Serviço Social pela UFF Niterói (2011), Mestre em Serviço Social pela UERJ (2016), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ (2018), especialista em Política e Planejamento Urbano -IPPUR/UFRJ (2013) e especialista em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território - UERJ (2014). Trabalhou como técnica social na Inovara Consultoria (2016) desenvolvendo trabalhos e oficinas com moradores do Programa Minha Casa Minha Vida a partir de grupos geracionais, mulheres, pessoas com deficiência, idosos, a partir dos temas: participação social, educação e mobilização popular, desenvolvimento comunitário com trabalho de conscientização, educação popular e acompanhamento de famílias, indivíduos e grupos.Trabalhou como Assistente Social na Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo de Duque de Caxias-RJ entre 2013 e 2014. Participou, entre 2011 a 2013, da coordenação da equipe de Urbanismo no NEPHU (Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos) da UFF, em projeto de Regularização Fundiária e Urbanística e na pesquisa sobre Monitoramento dos Indicadores Socioeconômicos dos Onze Municípios Impactos pelo Comperj (2000-2012), contribuindo para avaliação dos indicadores socioeconômicos da região no campo da informalidade habitacional, habitação popular, gestão habitacional e planejamento urbano dos onze municípios da região Leste Fluminense. Trabalhou como Professora Magistério de Ensino Superior no curso de Serviço Social na UFF Rio das Ostras. Tem interesse nas áreas: planejamento, formulação de políticas, gênero, família, questão social, habitação, serviço social, direito à cidade, participação social e educação popular. 

Downloads

Publicado

2020-03-15

Como Citar

Pereira, M. F. de C., & de Oliveira, N. C. (2020). Serviço social e movimentos sociais: história e reflexões sobre o amadurecimento teórico-metodológico. Serviço Social Em Debate, 2(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/4305