A influência norte americana no serviço social: Formação histórica e rebatimentos contemporâneos

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo debater a influência das teorias funcionalistas advindas das ciências sociais norte-americanas no Serviço Social brasileiro nos anos 40 e 50, analisando se existem repercussões na formação e no exercício profissional na contemporaneidade. Parte-se da hipótese de que existe uma tendência atual na categoria ao ecletismo epistemológico, principalmente os de corte pós-moderno, com retorno ao tecnicismo, visto sob novas exigências de capacitação complementar e de respostas imediatas às demandas institucionais e societárias, distanciando as particularidades da profissão. Através da pesquisa bibliográfica, debruçada sobre esse período histórico, verificou-se a necessidade de novas produções e debates sobre os fundamentos do Serviço Social, entendendo que o desafio não reside no pluralismo, mas no ecletismo e em seus impactos para a identidade profissional.

Biografia do Autor

Mariana Figueiredo de Castro Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Escola de Serviço Social

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (2010). Cursando Doutorado em Serviço Social na UFRJ atualmente . Possui experiência como professora e pesquisadora nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Serviço Social, atuando nos seguintes temas: formação profissional, fundamentos do serviço social, planejamento, responsabilidade social e questões socioambientais. Tem experiência também na Coordenação de Extensão na área de direitos humanos e educação e como Coordenadora de Pesquisa de iniciação científica.

Downloads

Publicado

2020-03-15

Como Citar

Pereira, M. F. de C. (2020). A influência norte americana no serviço social: Formação histórica e rebatimentos contemporâneos. Serviço Social Em Debate, 2(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/4337