Políticas sobre drogas e a Atenção Psicossocial: desafios em tempos de retrocessos

Autores

Resumo

Este artigo tem como tema central as políticas e modos de atenção em saúde a usuários de álcool e outras drogas. Parte da necessidade de atualizar os debates que envolvem esses modos de atenção, em função do atual momento político brasileiro, em que se verificam alterações basilares nos modelos de cuidado. O texto traça brevemente algumas diretrizes gerais desses modelos de atenção em saúde, destacando seus elementos norteadores. São apontadas fissuras e lacunas nas atuais propostas para as políticas públicas do campo e evidenciado o distanciamento dessas propostas em relação aos princípios da atenção psicossocial, da Reforma Psiquiátrica e das diretrizes do Sistema Único de Saúde. O artigo conclui destacando os riscos que as mudanças vigentes representam à garantia de direitos, às melhores práticas em saúde e ao processo democrático no âmbito dos debates sobre políticas públicas de atenção a usuários de álcool e outras drogas.

Biografia do Autor

Fábio José Orsini Lopes, Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Psicólogo, Mestre em Educação (UEM-2010), Doutor em Psicologia (UNESP-2016), Professor do Departamento de Psicologia da UEM.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Decreto 9.926 de 19 de Julho de 2019. Dispõe sobre o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas. Diário Oficial da União, 22 de Julho de 2019.

___________. Brasil. Lei 13.840, de 05 de Junho de 2019. Diário Oficial da União, 06 de Junho de 2019.

_________. A Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Brasília: Ministério da Saúde: Coordenação Nacional de DST e Aids, 2003.

_________. Lei Federal 11.343, de 23 de agosto de 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas e dá outras providências. Casa Civil da Presidência da República. Brasília, 2006.

_________. Política Nacional Antidrogas. D.O.U. N. 165, de 27 de Agosto de 2002. Brasília: Presidência da República, Gabinete de Segurança Institucional, 2003.

_________. Lei Federal n. 10.216, de 04 de junho de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Ministério da Saúde. Brasília, 2001.

COSTA-ROSA, A. O Modo Psicossocial: um paradigma das práticas substitutivas ao Modo Asilar. In: AMARANTE, P. (org.). Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro: Fio Cruz, 1996.

___________. Atenção Psicossocial Além da Reforma Psiquiátrica: contribuições da Clínica Crítica aos processos de subjetivação na Saúde Coletiva. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Lopes, F. J. O. (2021). Políticas sobre drogas e a Atenção Psicossocial: desafios em tempos de retrocessos. Serviço Social Em Debate, 3(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/4825