Conhecer para Cuidar: crianças e adolescentes em situação de rua e em acolhimento institucional

Autores

  • Renata Mena Brasil do Couto Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CIESPI/PUC-Rio)

Resumo

Este texto apresenta brevemente os resultados e análises do levantamento de dados quantitativos e qualitativos sobre crianças e adolescentes em situação de rua e em acolhimento institucional, com trajetória de vida nas ruas, realizado no âmbito do projeto Conhecer para Cuidar. Nesta pesquisa, foram consultadas crianças e adolescentes, com idades entre sete e dezoito anos, nas dezessete cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes. Além delas, consultamos coordenadores, profissionais e usuários de serviços que compõem sua rede de proteção. Construímos um perfil amostral desse grupo, no qual se destaca a permanência de uma série de violações de direitos, como à exposição à violência, o racismo, o trabalho precoce e a baixa escolaridade. Os serviços que os atendem ainda não aplicam metodologias específicas e sua capacidade é insuficiente para a demanda.

Biografia do Autor

Renata Mena Brasil do Couto, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CIESPI/PUC-Rio)

Pesquisadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

ARPINI, Dorian Mônica; GONÇALVES, Camila S. Drogas e álcool na relação com a violência: o olhar de adolescentes em situação de rua. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 42, n. 4, p. 442-449, out./dez. 2011.

BOTELHO, Adriana P.; MORAES, Mayara Cristina M. B.; LEITE, Ligia C. Violências e riscos psicossociais: narrativas de adolescentes abrigados em Unidades de Acolhimento do Rio de Janeiro, Brasil. Ciênc. saúde coletiva, vol.20, n.1, p.7-16, 2015.

BRAGA, Luiza L.; DELL'AGLIO, Débora D. Exposição à violência em adolescentes de diferentes contextos: família e instituições. Estud. psicol., vol.17, n.3, pp.413-420, 2012.

BRANDÃO, Beatriz. O Estado nas margens e as margens do Estado: ações políticas para meninos em condição de rua usuários de crack. Publ. UEPG Ci. Soc. Apl., Ponta Grossa, 21 (2), p. 173-180, jul./dez. 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

FERREIRA, Frederico P. M.; NOGUEIRA JR., Reginaldo P.; COSTA, Bruno L. D. Determinantes da escolarização de crianças e adolescentes em situação de rua no estado de Minas Gerais. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 465-488, jul./set. 2010.

FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (UNFPA). Situação da População Mundial 2019 - Um Trabalho Inacabado: a busca por direitos e escolhas para todos e todas. Disponível em: https://brazil.unfpa.org/pt-br/publications/situacao-da-populacao-mundial-2019. Acesso em 06/07/2020.

GODINHO, Josiane. M. A escola de quem não tem escola: os desafios da escolarização para jovens em situação de rua. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA (orgs.). Atlas da violência 2019. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2019.

NUNES, Rosane S. Concepções de tratamento de crianças e adolescentes usuários de drogas com experiência de vida nas ruas no município do Rio de Janeiro. 2013. 139f. Dissertação (Mestre em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PALUDO, Simone S.; KOLLER, Silvia H. Quem são as crianças que estão nas ruas: vítimas ou vitimizadoras? Interação em Psicologia, (9)1, p. 65-76, jan./jun. 2005.

PERGENTINO, Paula Regina L. M. “Suave” guerra às drogas: usuários em situação de rua. 2014. 135f. (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

SILVA, Solange Cristina. A escola e a rua: interação possível? Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, n. 37, p. 67-87, abril 2005.

Downloads

Publicado

31/03/2021

Como Citar

Couto, R. M. B. do. (2021). Conhecer para Cuidar: crianças e adolescentes em situação de rua e em acolhimento institucional. Serviço Social Em Debate, 3(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/4960

Edição

Seção

Temas livres