Entre proteções afiançadas e a judicialização: o cotidiano profissional na política de assistência

Autores

Palavras-chave:

Política Social, Serviço Social, Direitos Humanos

Resumo

O artigo, escrito por três assistentes sociais que atuam na ponta da prestação dos serviços da Política de Assistência e do Poder Judici´ário traz as reflexões de suas autoras que também são pesquisadoras em suas áreas de atuação. O texto objetiva apresentar uma discussão sobre Política de Assistência Social, sua estrutura e implementação, as relações estabelecidas com o Poder Judiciário e a sociedade, pensando o Estado Democrático de Direito, os desafios postos pela judicialização da vida e o compromisso profissional  na garantia de direitos para a população usuária.

Referências

Josélia Ferreira dos Reis - Assistente social, doutora em Política Social pelo PPGPS/UFF; Pesquisadora do NUDHESC/UFF e do NUPHPS/UFF; assistente social da Justiça Federal do Rio de Janeiro;

Elizabeth Souza de Oliveira - Assistente Social, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFF, Especialista em Segurança Pública e Cidadania pelo Cesec, trabalhadora do SUAS na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, vinculada a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, atuando na proteção social de média complexidade.

Michele Pontes da Costa - Assistente Social, mestre em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da UERJ, trabalhadora do SUAS na Prefeitura da da Cidade do Rio de Janeiro, atuando na proteção social básica.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Ferreira dos Reis, J., Pontes da Costa, M., & Souza de Oliveira, E. (2021). Entre proteções afiançadas e a judicialização: o cotidiano profissional na política de assistência. Serviço Social Em Debate, 4(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/5733