A CONTRARREFORMA GERENCIAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/ssd.v6i1.7252

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Trabalho Docente, Políticas Educacionais

Resumo

O objetivo desse estudo é demonstrar o processo de desenvolvimento da contrarreforma gerencial no estado do Rio de Janeiro numa perspectiva histórica, apontando as ações das frações de classe da burguesia para reestruturar o estado em seu caráter amplo e de forma especifica na educação. Compreendemos que a contrarreforma do estado do Rio de Janeiro ocorreu alinhada a contrarreforma do Estado brasileiro, sendo que o estado do Rio de Janeiro se tornaria um laboratório para aplicação de medidas de gerencialismo, para expansão do capital privado nas mais diversas áreas, como a educação, alterando as políticas curriculares, a gestão e o trabalho docente.

Biografia do Autor

Ramon Mendes da Costa Magalhães, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)

Atualmente é Professor de Ensino Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Carangola/MG, e da rede municipal de educação de Duque de Caxias. É doutorando no Programa de Pós graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEDUC-UFRRJ). Possui Mestrado em Educação e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Referências

COUTINHO, C. N. A época neoliberal: revolução passiva ou contra-reforma?. Revista Novos Rumos, [S. l.], v. 49, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2383. Acesso em: 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/0102-5864.2012.v49n1.2383

FRIGOTTO, G, A. et al. Plano de Metas da Educação do Rio de Janeiro: do economicismo ao cinismo. Observatório jovem, grupo de pesquisa da UFF, 2011. Disponível em: http://www.uff.br/observatoriojovem/materia/plano-de-metas-da-educa%C3%A7%C3%A3o-do-rio-de-janeiro-do-economicismo-ao-cinismo Acesso em: 15 jan. 2023.

GRAÇA, L. F. G.; SANTOS, G. M. S. Uma análise da produção legislativa durante os dois primeiros anos do governo Sergio Cabral: indicadores quantitativos e qualitativos em uma perspectiva comparativa. 1º Prêmio SEFAZ-SEDEIS. Finanças públicas e Desenvolvimento econômico. 2009.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LAMOSA, R.; MACEDO, J. A regulação do trabalho docente no contexto da reforma gerencial da educação. Revista Contemporânea de Educação, v.10, n.20, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2288 Acesso em: 15 jan. 2023

LAPA, C. M. F. A reforma do estado, novos modelos de gestão do trabalho escolar e a reação sindical docente. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2017. 165 f.

MAGALHÃES, R. M. C. A descontinuidade das políticas educacionais e a sua manifestação no estado do Rio de Janeiro na forma do currículo mínimo. V Seminário Discente Democratização de Políticas e Saberes: disputas em uma educação sob ataque, 2018, Niterói- RJ. Anais do V Seminário Discente Democratização de Políticas e Saberes: disputas em uma educação sob ataque, 2018. Disponível em: https://xdocz.com.br/doc/anais-v-sem-disc-uff-2018pdf-jovmegx2e6ov Acesso em: 15 jan. 2023.

MARTINS, A. S.; SOUZA, C. A.; PINA, L. D. Empresas sociais e a privatização de novo tipo da educação básica: um estudo sobre a relação público-privada em cidades de Minas Gerais-Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, n. 183, dez. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7768076 Acesso em: 11 jan. 2021 DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.5546

NEVES, L. M. W. (Org). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 279-301, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9755 Acesso em: 20 de ago. 2018.

PINTO. F. A. C. D.; BRANCO, J. E. S. C.; AZEM, P. L. A reforma gerencial no estado do Rio de Janeiro. II Congresso Consad de Gestão Pública. 2009. Disponível em: http://consad.org.br/wp-content/uploads/2013/02/A-REFORMA-GERENCIAL-NO-ESTADO-DO-RIO-DE-JANEIRO.pdf Acesso em: 10 jan. 2023.

PINTO, E. C. Estado do Rio de Janeiro em convulsão: economia do petróleo, crise fiscal e avanço das milícias. Brasil: incertezas e submissão?. – São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 2019. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wp-content/uploads/sites/5/2019/09/Brasil-incertezas-e-Submiss%C3%A3o-Epub1.pdf Acesso em: 15 jan. 2023

SILVA, A. M. Precarização do trabalho docente e meritocracia na educação: o olhar empresarial dos governos e a resistência do professorado da rede pública do estado do Rio de Janeiro. VII Simpósio Nacional Estado e Poder, 2012, Uberlândia. VII Simpósio Nacional Estado e Poder: sociedade civil, 2012. Disponível em: https://www.historia.uff.br/estadoepoder/7snep/docs/055.pdf Acesso em: 15 jan. 2023

SILVA, A. M. A precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. Rio de Janeiro, 2018. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, 2018. 393 f. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29380

SILVA, F. F. O novo modelo de gestão escolar na rede estadual do Rio de Janeiro: agentes e agências. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. 2017. 153 f.

SOBRAL. B. L. B. Crise no Estado do Rio de Janeiro: diagnóstico e perspectivas. Revista Econômica, Niterói, v.19, n.1, p. 7-34, jun. 2017a. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaeconomica/article/view/35008 Acesso em: 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/economica.19i1.p344

SOBRAL, B. L. B. A crise no estado do Rio de Janeiro entendida não apenas como uma questão financeira. Geo UERJ, [S.l.], n. 31, p. 34-63, dez. 2017b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/32056 . Acesso em: 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575115169.0003

SOBRAL, B. L. B. Finanças públicas fluminense e tensão federativa: Uma abordagem da crise a partir das especificidades econômicas e do marco de poder. Síntese: Revista da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, v. 13, p. 12-31, 2019.

SOBRAL, B. L. B. Impasse no modelo de desenvolvimento fluminense: o desafio de superar uma crise econômica e não apenas das finanças públicas. Geo UERJ, [S.l.], n. 36, fev. 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/47272>. Acesso em: 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.47272

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Mendes da Costa Magalhães, R. (2023). A CONTRARREFORMA GERENCIAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A EDUCAÇÃO. Serviço Social Em Debate, 6(1). https://doi.org/10.36704/ssd.v6i1.7252