ARTICULAÇÃO ENSINO SUPERIOR E ENSINO BÁSICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DO TERCEIRO ESPAÇO

Autores

  • Josiane Fonseca de Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-6601-0805
  • Fátima Pereira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.36704/ssd.v6i2.8029

Palavras-chave:

formação docente, terceiro espaço, hibridismo, saber docente

Resumo

A presente investigação de pós doutorado apresenta um estudo de caso com destaque para os dispositivos de articulação entre os conhecimentos científicos e experienciais, rumo a uma cultura de mediação reflexivo-transformadora com entidades híbridas, potencializadoras de um terceiro espaço. Contando com a epistemologia crítica do trabalho e do saber docente, recorreu-se à análise de conteúdo de documentos e entrevistas. A pesquisa apontou que a relação teoria-prática é condição fundamental para o encontro de saberes e o hibridismo de conhecimentos. A inovação dialógica, ativa e criativa de saberes pode permitir novos contextos e novos saberes. As relações de caráter democrático, associada a uma escuta sensível, foi determinante para a construção de processos ricos em hibridismo, fortalecendo a identidade docente conectada à autonomia tendo como perspectiva o terceiro espaço.

Biografia do Autor

Josiane Fonseca de Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga, Mestre em Educação/Trabalho e Educação - 2013 (UFF), Doutora em Educação/Infância e Juventude - 2015 (UERJ), Pós Doutora (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade do Porto – PT) 2019, Coordenadora Técnica do Núcleo Psicossocial Acolhe COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro/Centro de Tecnologia, CT/bloco H, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ. E-mail: Josiane.barros@adc.coppe.ufrj.br.

Fátima Pereira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto, Portugal.

Professora Associada com Agregação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto/PT, Doutora em Ciências da Educação (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade do Porto – PT), Rua Alfredo Allen, Porto – Portugal.

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Publicado

2024-04-13

Como Citar

Fonseca de Barros, J., & Pereira, F. (2024). ARTICULAÇÃO ENSINO SUPERIOR E ENSINO BÁSICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DO TERCEIRO ESPAÇO. Serviço Social Em Debate, 6(2). https://doi.org/10.36704/ssd.v6i2.8029