Ferramentas para potencializar a participação infantil em processos de planejamento, desenho urbano e projeto de espaços livres urbanos

Autores/as

Palabras clave:

Mobilidade Infantil Independente, Pesquisa Qualitativa, Percepção Ambiental, Tecnologia de Geoinformação

Resumen

A garantia do direito das crianças à cidade pressupõe assegurar a esta parcela da população tanto oportunidades de fruição cotidiana de espaços livres de qualidade quanto de participação em processos de planejamento, desenho urbano e projeto destes espaços. Este estudo exploratório objetivou testar o potencial de uma variedade de ferramentas–entrevistas não estruturadas, mapeamento voluntariado VGI (Volunteered Geographic Information), desenho-elicitação, foto-elicitação e Análise de Multicritérios por Pesos de Evidência–na potencialização da participação infantil em processos de transformação urbana. Crianças, entre 6 e 12 anos (incompletos), que fazem uso rotineiro dos espaços livres que estruturam a região central de Belo Horizonte participaram desta pesquisa. As ferramentas testadas se mostraram suficientemente robustas para instrumentalizar processos dialógicos que visem promover a mobilidade infantil independente a partir da transformação de espaços abertos com e para as crianças.

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Publicado

2024-12-01

Cómo citar

Barros, P., Moura, A. C., Pires Diniz , A., Rodrigues de Almeida Sanches , M., & Protázio Santos , M. (2024). Ferramentas para potencializar a participação infantil em processos de planejamento, desenho urbano e projeto de espaços livres urbanos. Revista Transverso, 1(15). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/9005