Ferramentas para potencializar a participação infantil em processos de planejamento, desenho urbano e projeto de espaços livres urbanos
Palabras clave:
Mobilidade Infantil Independente, Pesquisa Qualitativa, Percepção Ambiental, Tecnologia de GeoinformaçãoResumen
A garantia do direito das crianças à cidade pressupõe assegurar a esta parcela da população tanto oportunidades de fruição cotidiana de espaços livres de qualidade quanto de participação em processos de planejamento, desenho urbano e projeto destes espaços. Este estudo exploratório objetivou testar o potencial de uma variedade de ferramentas–entrevistas não estruturadas, mapeamento voluntariado VGI (Volunteered Geographic Information), desenho-elicitação, foto-elicitação e Análise de Multicritérios por Pesos de Evidência–na potencialização da participação infantil em processos de transformação urbana. Crianças, entre 6 e 12 anos (incompletos), que fazem uso rotineiro dos espaços livres que estruturam a região central de Belo Horizonte participaram desta pesquisa. As ferramentas testadas se mostraram suficientemente robustas para instrumentalizar processos dialógicos que visem promover a mobilidade infantil independente a partir da transformação de espaços abertos com e para as crianças.
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