Edições anteriores
-
MUSEUS, EXPOSIÇÕES E COLECIONISMO EM DESIGN
n. 12 (2022)Neste número 12 da Revista Transverso, o tema lançado MUSEUS, EXPOSIÇÕES E COLECIONISMO EM DESIGN despertou enorme interesse e nossos avaliadores tiveram que se debruçar sobre um conjunto bastante robusto de textos ao qual vieram se somar contribuições que, embora fora do dossiê, apresentavam grande aderência à nossa linha editorial.
-
Transverso: diálogos entre design, cultura e sociedade
n. 9 (2020)A Transverso - revista eletrônica do Centro de Design e Cultura da Escola de Design da UEMG, publica trabalhos inéditos relacionados à arquitetura, artes visuais, cultura material e imaterial e design, sempre que possível, abordando as ligações transdisciplinares com as letras e as ciências humanas e sociais.
-
Transverso: diálogos entre design, cultura e sociedade
n. 8 (2020)Neste número foi mantida a estrutura habitual em que artigos de diferentes temas compartilham espaço com um relato de experiência provocativo de João Valadares, a resenha gentilmente elaborada pelo prof. Mário Santiago de Oliveira, fundador do periódico e o instigante ensaio visual da Rafael Neder que reúne preciosas imagens de algo muito caro ao universo do design gráfico – a tipografia.
-
Bauhaus - 100 anos
n. 7 (2019)O número 7 da Transverso reveste-se de caráter especial porque é uma homenagem ao centenário da Escola Bauhaus e sua proposta é trazer a público conteúdos poucos usuais sobre a Famosa escola alemã. Lançada no último dia 30 de novembro durante a inauguração da exposição Sentir Bauhaus,
-
Brasil/França
n. 01 (2010)Este primeiro volume da revista Transverso traz contribuições críticas, além de um depoimento e de um ensaio fotográfico, que se orientaram pelo tema Brasil e França: interfaces, convergências e interseções, cujo objetivo foi o de estabelecer (por ocasião do “Ano da França no Brasil”, em 2009) um diálogo que transversaliza as diversas fronteiras culturais entre as duas nações e que leva em conta a repercussão das diferentes expressões científicas e artístico-culturais da França no design brasileiro, bem como na sua tematização crítica.