The ANTI-RACISM AND LIMITS OF LIBERAL DEMOCRACY:

THE PROPOSITION OF SDG 18 - RACIAL EQUALITY IN THE UNITED NATIONS 2030 AGENDA

Authors

  • Ana Cristina Cruz UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8052

Keywords:

Anti-racism. Education. Liberal democracy. UN.

Abstract

Trata-se de apresentar elementos de um debate em curso sobre as implicações politicas, da proposição do ODS 18 – Igualdade Racial, somando-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Toma como referência a ideia de que os debates contemporâneos acerca de políticas e práticas discursivamente atribuídas como antirracistas, estão em processo de reconfiguração, em especial a partir dos usos teóricos e políticos do antirracismo no debate educacional. Considera-se que há em curso um processo de mudança de redirecionamento das propostas transnacionais, em parte observadas no âmbito das agencias internacionais iniciadas no período posterior à Segunda Guerra Mundial, as quais atribuíram ao racismo um impeditivo de uma concepção de humanidade universal. Assim, as formas de combate ao racismo nas sociedades contemporâneas adquiririam outra reconfiguração por exporem os limites do projeto social democrata liberal. Ou seja, o modelo de democracia liberal não apenas apresenta limites no combate ao racismo, mas em certa medida, se alimenta da lógica de diferenciação cuja base estética é marcada pela racialização de determinadas populações. 

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Published

2023-11-30

How to Cite

Cruz, A. C. (2023). The ANTI-RACISM AND LIMITS OF LIBERAL DEMOCRACY: : THE PROPOSITION OF SDG 18 - RACIAL EQUALITY IN THE UNITED NATIONS 2030 AGENDA. Perspectives on Public Policies, 16(32), 209–226. https://doi.org/10.36704/ppp.v17i32.8052