DEMANDAS, DESAFÍOS Y LÍMITES DE LA NUEVA ESCUELA SECUNDARIA: LO QUE PIENSAN LOS PROFESIONALES DE LA EDUCACIÓN PROFESIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36704/ppp.v18i35.8459Palabras clave:
Nueva Escuela Secundaria, Implementación de Políticas Públicas, Educación profesionalResumen
La Ley nº 13.415/2017 estableció cambios en la estructura de la Educación Secundaria. Este estudio identifica y analiza nuevas demandas para la gestión escolar de una Escuela Técnica Estatal (ETEC), señalando los desafíos y límites de la implementación de la mencionada ley, en la percepción de los profesionales de esta institución. Mediante un enfoque cualitativo, se realizaron entrevistas semiestructuradas al equipo directivo de ETEC y a los docentes sobre su comprensión e interpretación de la implementación de la nueva ley y expectativas sobre su aplicabilidad. En relación al equipo directivo, se observó que hubo comprensión y apego a la legislación, sin embargo, los docentes vieron el documento con recelo. Para su implementación, el equipo directivo realizó acciones para evitar reducir la carga laboral de los docentes de ETEC, así como adecuar el horario de clases de la unidad. Como desafíos y límites, se destaca la necesidad de acciones formativas en relación con la Ley nº 13.415/2017, así como la realización de debates en torno a algunos puntos y aspectos controvertidos relacionados con la calidad de la formación y los deseos e intereses del estudiante.
Citas
BRASIL. Decreto n.° 2.208/97. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União.
BRASIL. Decreto n.° 5.154/2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional..
BRASIL. Lei nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773
BRASIL. Medida Provisória n° 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, [...] e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, [...] e dá outras providências.
BRASIL. Projeto de Lei n.° 6.840/2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento e dá outras providências.
CUNHA, Luiz Antônio. O Ensino industrial-manufatureiro no Brasil: origem e desenvolvimento. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n.14, p.89-107, maio/ago.2000.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Unesp; Brasília: Flacso, 2000.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino Médio: Atalho para o passado. Educação & Sociedade, v. 38, n.139, p. 373-384, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176604
FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, São Paulo , v. 32, n. 93, p. 25-42, Ago. 2018 . DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar. 8ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
KUENZER, Acácia Zeneida. O Ensino Médio agora é para a vida. Educação & Sociedade, Campinas, ano 21, n.70, p.15-39, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000100003
KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho e escola: flexibilização do Ensino Médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade, v. 38, n. 139, p.331-354, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017177723
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010
SOARES, Priscila da Silva; AVILAR, Wilkerson Oliveira de.; PASQUALLI, Roberta. A educação politécnica e a formação política dos jovens. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023017, 2023. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4156
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Visto que o periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, ao submeter o artigo para esta revista os autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores declaram ser o texto inédito e livre de plágio, respeitando-se os direitos de outros pesquisadores.
b) O envio de artigos é voluntário e a aceitação dos textos implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.
c) Os autores também declaram que o artigo não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, devem justificar-se em "Comentários ao editor". Excepcionalmente poderão ser recebidos textos já publicados quando: for tradução de artigo relevante para o português; se houver alguma chamada pública para vinculada ao periódico fast-track.
d) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
DECLARACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR
Dado que la revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que hacer que el conocimiento científico esté disponible gratuitamente para el público proporciona una mayor democratización mundial del conocimiento, al enviar el artículo a esta revista, los autores aceptan los siguientes términos:
a) Los autores declaran que el texto es nuevo y libre de plagio, respetando los derechos de
otros investigadores.
b) La presentación de artículos es voluntaria y la aceptación de los textos implica automáticamente la asignación de derechos de autor relacionados con el trabajo.
c) Los autores también declaran que el artículo no está siendo evaluado para su publicación por otra revista; de lo contrario, deben justificarse en "Comentarios al editor".
Excepcionalmente, los textos ya publicados pueden recibirse cuando: es una traducción de un artículo relevante al portugués; si hay alguna llamada pública para vincularse a la publicación de vía rápida.
d) Las afirmaciones, opiniones y conceptos expresados en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores.
COPYRIGHT STATEMENT
Since the Journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge, by submitting the article the authors agree with the following terms:
a) The authors declare that the text is new and free of plagiarism, respecting the rights of other researchers.
b) The submission of articles is voluntary and the acceptance of the texts automatically implies the assignment of copyright related to the work.
c) The authors also declare that the article is not being evaluated for publication by another Journal; otherwise, they must be justified in "Comments to the editor". Exceptionally, texts already published may be received when: it is a translation of a relevant article into Portuguese; if there is any public call for linked to the fast-track periodical.
d) Affirmations, opinions and concepts expressed in the articles are the sole responsibility of the authors.





