ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NO PROJETO DE INTERVENÇÃO DE MACRODRENAGEM NO LAGO VERDE, EM BELÉM/PA
DOI:
https://doi.org/10.36704/ppp.v18i36.9355Palabras clave:
Neoliberalismo, urbanização, obra de macrodrenagem, Saneamento, cidadesResumen
Este estudo analisa a influência do pensamento neoliberal na intervenção de macrodrenagem no Lago Verde, em Belém (PA), conduzida pela Secretaria de Obras Públicas do Estado do Pará. O projeto, iniciado em 2023, prevê a remoção de 495 moradias, refletindo uma abordagem de planejamento urbano orientada pelo mercado, que prioriza interesses das elites em detrimento das comunidades locais. Com base nas teorias de David Harvey e Raquel Rolnik, o estudo investiga como o neoliberalismo molda o desenvolvimento urbano no Brasil, promovendo desigualdades e exclusão socioespacial ao priorizar a propriedade privada e a mercantilização da terra. A pesquisa utiliza uma abordagem teórico-empírica, com observação participante (março de 2023 a abril de 2024) e apoio de estudos multidisciplinares. A análise identifica contradições no projeto do Lago Verde, como a redução de áreas verdes, o deslocamento forçado de famílias e a ausência de participação comunitária. Essas características reforçam a lógica higienista e favorecem o capital imobiliário, ignorando o direito à moradia e o impacto socioambiental. O estudo defende a necessidade de romper com o modelo neoliberal de urbanismo e saneamento, propondo alternativas que considerem a inclusão social e a sustentabilidade. Os resultados indicam que o projeto do Lago Verde exemplifica a comercialização das cidades, com implicações negativas para a justiça socioambiental e o planejamento urbano democrático.
Citas
AGÊNCIA PARÁ. Pará recebe a Caravana Federativa com foco no fortalecimento de articulações entre entes públicos. Disponível em: https://agenciapara.com.br/noticia/57679/para-recebe-caravana-federativa-com-foco-no-fortalecimento-de-articulacoes-entre-entes-publicos. Belém, 04/07/2024. Acesso em 20 de jul de 2024.
BELÉM. Lei Municipal nº 8.655, de 30 de Julho de 2008. Dispõe sobre o Plano Diretor do Município de Belém, e dá outras providências. Belém: Diário Oficial do Estado do Pará, 2008.
BELÉM. Processo Municipal nº 1142/2023. Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Belém: 2023. (Não publicado)
BRASIL. Resolução do Conselho Nacional dos Direitos Humanos nº 17, de 06 de agosto de 2021. Reconhece como conduta contrária aos direitos humanos a realização de despejos, remoções e deslocamentos sem ordem judicial e dispõe medidas preventivas e soluções garantidoras de direitos humanos. Brasília: Diário Oficial da União, 2021.
BUENO, Laura Machado de Mello. O tratamento especial de fundos de vale em projetos de urbanização de assentamentos precários como estratégia de recuperação das águas urbanas. 17 f. Campinas/SP: 2005. In: Anais: I Seminário Nacional sobre Regeneração Ambiental de Cidades: Águas Urbanas, Rio de Janeiro, 5 a 8 de dezembro de 2005; [organizado por] Vera Regina Tângari, Mônica Bahia Schlee, Rubens de Andrade - Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2005.
BRASIL. Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2001.
CONSTANT, Benjamin. A liberdade dos antigos comparada à dos modernos. In: FONTANA, Biancamaria (Ed.). Escritos políticos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997. p. 308-328.
CORREA, A. L. R.; FISCHER, L. C.; CARDOSO, M. S. Análise Processo Municipal de Licenciamento Ambiental da Obra de Macrodrenagem do Lago Verde, na Bacia do Tucunduba/PA. In: Anais do VII Encontro Virtual do CONPEDI. Rio de Janeiro: Even3. Disponível em: ainda não publicado.
EMELIANOFF, Cyria. A noção de cidade sustentável no contexto europeu: alguns elementos de enquadramento. Estudos e debates, Rio de Janeiro, Mar. 2003, n. 42.
FERRARA, L.; FURIGO, R.; MORETTI, R.; SAMORA, P.; Saneamento Básico e Urbanização de Favelas: os desafios para a universalização à luz das especificidades de ocupação dos assentamentos precários. In: Dimensões do Intervir em Favelas: desafios e perspectivas. Org. Lara Ferreira, Paula Oliveira, Victor Iacovini. 1o ed. – São Paulo: Peabiru TCA / Coletivo LabLaje, 2019.
FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. São Paulo: Editora Novo Século, 2013.
GONÇALVES, J. C.; FILHO, M. A. dos S. F.; BRITO, F. S. L.; SANTOS, M. S. da S. C. A. dos. Diretrizes socioambientais e sanitárias para regularização fundiária urbana em uma área na Amazônia. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 1, p. 22, 2022. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/12285. Acesso em: 20 abr. 2024.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
KOVARICK, L. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
LEÃO, Monique Sardo. Macrodrenagem e urbanização na bacia da Estrada Nova: conflitos entre APP urbana e reassentamento em baixadas de Belém/PA. In: 3° Seminário Nacional sobre o Tratamento de Áreas de Preservação Permanente em Meio Urbano e Restrições Ambientais ao Parcelamento do Solo. Belém, 2014. Disponível em: https://anpur.org.br/app-urbana-2014/anais/ARQUIVOS/GT2-254-117-20140531095728.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: 2006.
MARICATO, Ermínia. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias: Planejamento urbano no Brasil. In: ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia. A cidade do pensamento único: Desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 121-192.
MARTINS, V. Avaliação de Sistemas de Prevenção e Contenção de Inundações em Bacia de Drenagem Urbana. 2015. 150 folhas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal do Pará, 2015.
PARÁ. Ofício Nº 90031/2023/GERAD/COFISC/DIFISC/SAGRA/GABSEC. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Belém: 2023. (Não publicado).
PARÁ. Lei Ordinária nº 5.887, de 9 de maio de 1995. Dispõe sobre a Política Estadual do Meio Ambiente e dá outras providências. Belém: Diário Oficial do Estado do Pará, 1995.
PARÁ. Recomendação Conjunta Nº 002/2023 - DPE/MPE. Belém: Portal do Ministério Público do Estado do Pará, 2023.
PARÁ. Memorial Descritivo da Obra de Macrodrenagem do Lago Verde. Belém: 2023. (Não publicado).
PONTE, Juliano Pamplona. Urbanização de Favelas na Região Metropolitana de Belém: a partir da drenagem e da regularização fundiária. In: Dimensões do Intervir em Favelas: desafios e perspectivas. Org. Lara Ferreira, Paula Oliveira, Victor Iacovini. 1o ed. – São Paulo: Peabiru TCA / Coletivo LabLaje, 2019.
REIS, V. C.; ROCHA, L. A. Novo Marco Legal Do Saneamento Básico: Dificuldades De Operacionalização Regulatório-Institucionais No Saneamento Básico Das Regiões De Integração Paraense. In: Anais do III Congresso Brasileiro de Direito e Políticas Públicas: Homenagem a Professora Maria Paula Dallari Bucci. Rio de Janeiro: Even3. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/iii-congresso-brasileiro-de-direito-e-politicas-publicas-357705/693351-novo-marco-legal-do-saneamento-basico--dificuldades-de-operacionalizacao-regulatorio-institucionais-no-saneamento. Acesso em 20 de jul de 2024.
ROLNIK, Raquel; SAULE JÚNIOR, Nelson. Estatuto da Cidade: novos horizontes para a reforma urbana. São Paulo, Pólis, 2001. (Cadernos Pólis, 4)
ROLNIK, Raquel. Guerra dos Lugares: A Colonização da Terra e da Moradia na Era das Finanças. Boitempo Editorial.
SOARES, Karol Gillet. As formas de morar na Belém da belle époque: 1870-. 1910. 2016. 247 folhas. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Pará, 2016.
TRACTEBEL ENGINEERING LTDA. Relatório Técnico Proposta de Intervenção do Canal Lago Verde. Belém: Não Publicado, 2023.
TUCCI, C.E.M.; MARQUES, D. M. Gerenciamento Ambiental da Drenagem Urbana. Porto Alegre: ABRH; UFRGS, 2000.
TUCCI, C.E.M. Gestão das Inundações Urbanas. UNESCO: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Porto Alegre, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Visto que o periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, ao submeter o artigo para esta revista os autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores declaram ser o texto inédito e livre de plágio, respeitando-se os direitos de outros pesquisadores.
b) O envio de artigos é voluntário e a aceitação dos textos implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho.
c) Os autores também declaram que o artigo não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, devem justificar-se em "Comentários ao editor". Excepcionalmente poderão ser recebidos textos já publicados quando: for tradução de artigo relevante para o português; se houver alguma chamada pública para vinculada ao periódico fast-track.
d) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
DECLARACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR
Dado que la revista ofrece acceso gratuito e inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que hacer que el conocimiento científico esté disponible gratuitamente para el público proporciona una mayor democratización mundial del conocimiento, al enviar el artículo a esta revista, los autores aceptan los siguientes términos:
a) Los autores declaran que el texto es nuevo y libre de plagio, respetando los derechos de
otros investigadores.
b) La presentación de artículos es voluntaria y la aceptación de los textos implica automáticamente la asignación de derechos de autor relacionados con el trabajo.
c) Los autores también declaran que el artículo no está siendo evaluado para su publicación por otra revista; de lo contrario, deben justificarse en "Comentarios al editor".
Excepcionalmente, los textos ya publicados pueden recibirse cuando: es una traducción de un artículo relevante al portugués; si hay alguna llamada pública para vincularse a la publicación de vía rápida.
d) Las afirmaciones, opiniones y conceptos expresados en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores.
COPYRIGHT STATEMENT
Since the Journal offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge, by submitting the article the authors agree with the following terms:
a) The authors declare that the text is new and free of plagiarism, respecting the rights of other researchers.
b) The submission of articles is voluntary and the acceptance of the texts automatically implies the assignment of copyright related to the work.
c) The authors also declare that the article is not being evaluated for publication by another Journal; otherwise, they must be justified in "Comments to the editor". Exceptionally, texts already published may be received when: it is a translation of a relevant article into Portuguese; if there is any public call for linked to the fast-track periodical.
d) Affirmations, opinions and concepts expressed in the articles are the sole responsibility of the authors.





