POLÍTICA ESTUDANTIL NA UFAL: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) DO CAMPUS NO SERTÃO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36704/ppp.v18i35.9095

Parole chiave:

Assistência Estudantil. Desempenho Acadêmico. Educação Superior. Permanência Estudantil. Pnaes.

Abstract

Este Artigo teve como objetivo geral avaliar o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) quanto ao desempenho acadêmico dos(as) estudantes beneficiários(as) do auxílio alimentação, do auxílio moradia e bolsa pró-graduando do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas. Tratou-se da análise do perfil de retenção, evasão e conclusão de cursos desses(as) beneficiários(as). O Pnaes objetiva: democratizar a permanência dos(as) jovens na educação superior pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior; reduzir a retenção e a evasão; e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação. Para atingir os objetivos do estudo, a metodologia foi baseada na pesquisa quantitativa e documental. O recorte temporal da pesquisa contemplou os(as) estudantes beneficiários(as) nos anos de 2010 a 2016, em 2010 ocorreu a implantação do Campus do Sertão e do Pnaes. Os dados foram coletados no sistema acadêmico, para o tratamento utilizou-se da estatística descritiva fazendo uso da ferramenta tabela dinâmica do Excel, além de gráficos, tabelas e planilhas; e da estatística inferencial, utilizou-se o teste de hipótese de Kruskal-Wallis disponível no pacote Statistical Package for the Social Science (SPSS). Como resultado da pesquisa, os dados mostraram que os(as) participantes do Pnaes atingiram uma porcentagem de 73,13% de conclusão para os(as) inseridos(as) na BPG, 67,11% de conclusão dos(as) beneficiários(as) do auxílio alimentação e 62,95% dos(as) participantes do auxílio moradia. A pesquisa sugere como produto técnico tecnológico um protocolo de monitoramento para inserção no sistema acadêmico da Ufal.

Biografia autore

Rodrigo Gameiro Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/FEAC

Graduação (2005) e mestrado (2007) em Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o doutorado (2018) em Administração (Estudos Organizacionais) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor associado da Universidade Federal de Alagoas na área de Estudos Organizacionais e Administração Pública. Integra os grupos de pesquisas: Grupo de Pesquisa em Dinâmicas Organizacionais (GEDO) e do Núcleo de Estudos Marcelo Milano Falcão Vieira (NeMaVi). Pesquisa nos campos temáticos do Estado, políticas públicas, neoliberalização e endividamento e mais especificamente nas áreas da Cultura e da Educação. Atualmente, está requisitado pelo Ministério da Cultura (MinC).

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Pubblicato

2025-02-11

Come citare

Norberto dos Santos, A., & Gameiro Guimarães, R. (2025). POLÍTICA ESTUDANTIL NA UFAL: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) DO CAMPUS NO SERTÃO. Perspectivas Em Políticas Públicas, 18(35), 295–321. https://doi.org/10.36704/ppp.v18i35.9095