ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A CRIANÇA-ARTISTA E O ARTISTA-EDUCADOR
da ficção cinematográfica à síntese estético-pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9248Palavras-chave:
Cinema, Arte, Linguagem, Música, EducaçãoResumo
Ensaio sobre a potência do cinema enquanto agente transformador da realidade do artista-educador em formação. A reflexão é baseada na análise do filme A Voz do Coração (Christophe Barratier, França, 2004), uma narrativa audiovisual circunscrita por encontros e desencontros entre uma criança-artista e um artista-educador no contexto de um colégio-reformatório. Essa narrativa audiovisual, embora fictícia, revela dados substanciais que nos ajudam a escrutinar os problemas da educação em geral, e da educação musical em particular, e a compreender que o professor de música (ou de qualquer outra linguagem artística) precisa encontrar o equilíbrio entre a sua vocação artística e o ofício de ensinar, de modo a conduzir a criança rumo à emancipação.
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