MÚSICA INDIGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

construindo pontes para o diálogo intercultural

Autores

  • Esp. Ana Patricia Alves Rocha UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9277

Palavras-chave:

arte/educação, culturas indígenas, antropologia da educação, música

Resumo

Este artigo investiga o impacto da integração da música indígena nas aulas de arte na educação básica. Através de uma pesquisa qualitativa, com atividades práticas, observações participativas e entrevistas, o estudo demonstra que a inclusão da música indígena pode promover respeito mútuo, valorização da diversidade cultural e sensibilização para a importância da cultura indígena. A pesquisa destaca a necessidade de formação docente e suporte institucional para a efetiva inclusão das culturas indígenas no currículo escolar, apontando para a importância de políticas públicas e ações conjuntas entre escola e comunidade para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e para a valorização da cultura indígena na educação.

Biografia do Autor

Esp. Ana Patricia Alves Rocha, UFSJ

Mestranda em Música pela UFSJ, Ana Patrícia Rocha construiu sua trajetória musical a partir de influências culturais do vale do São Francisco/ MG. Graduada em educação artística com habilitação em Música pela UEMG e especialista em educação musical pela UFMG, soma à sua formação acadêmica a experiência de palco ,projetos socioculturais e educação. Compositora e violeira, já dividiu o palco com grandes nomes como Titane, Pereira da Viola e Chico Lobo. Seus projetos, como Cantarolar, Harmonia e Luthier, orquestra de violas, promovem o ensino musical para crianças, adolescentes e adultos em Minas Gerais. A artista demonstra, assim, seu compromisso com a música e sua democratização

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Publicado

2025-06-28

Como Citar

Alves Rocha, E. A. P. (2025). MÚSICA INDIGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: construindo pontes para o diálogo intercultural. SCIAS - Arte Educação, 16(1), 80–93. https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9277