A educação como direito fundamental social e o financiamento público como dever constitucional do Estado

Visualizações: 28

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v9i1.11231

Palavras-chave:

Direito à educação, Financiamento público, Direitos fundamentais sociais, Políticas públicas educacionais

Resumo

O artigo investiga por que as garantias constitucionais de financiamento não eliminam as desigualdades na oferta da educação básica entre redes e entes federativos. A análise abrange dispositivos da Constituição Federal de 1988, da Lei nº 9.394/1996 e a política de fundos. Adota-se abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental, organizada em três eixos: direito à educação, distribuição federativa de responsabilidades e limites da suficiência e aplicação dos recursos. Sustenta-se que a vinculação de receitas e os fundos ampliam a estabilidade do financiamento, mas não asseguram, isoladamente, equidade, diante das desigualdades fiscais, insuficiência de recursos, fragmentação federativa e problemas de gestão. Conclui-se que a efetivação do direito à educação exige financiamento suficiente, atuação redistributiva da União, padrões de qualidade, transparência e controle social. O estudo também destaca a necessidade de articulação entre os entes federativos para reduzir disparidades e fortalecer a efetividade das garantias educacionais.

Biografia do Autor

Mariana Alves Bezerra dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior (PUC Minas). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Ruy Barbosa Wyden.

Nadya, Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Doutorado em Memória Social (UNIRIO). Servidora da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Gerente da Supervisão de Disseminação de Informações da Unidade Estadual de São Paulo (SDI-UESP/IBGE).

Rejane, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestrado em História Social (UERJ). Servidora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Políticas públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.

DUARTE, Clarice Seixas. A educação como um direito fundamental de natureza social. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 691-713, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Sys3c3j8znnWkyMtNhstLtg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 de maio de 2026.

FARENZENA, Nalú. Financiamento da educação básica no federalismo brasileiro. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Marli dos Santos de; SANTELLI, Igor Henrique da Silva. O direito à educação na ordem constitucional brasileira: texto e contexto. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 14, e77550, dez. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-19692020000100118. Acesso em 19 abr. 2026

PERONI, Vera Maria Vidal. Política educacional e relação público-privado no Brasil. São Paulo: Xamã, 2018.

PINTO, José Marcelino de Rezende. Financiamento da educação no Brasil: um balanço do FUNDEB e perspectivas futuras. São Paulo: Cortez, 2018.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 11. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 37. ed. São Paulo: Malheiros, 2014.

Downloads

Publicado

2026-10-02

Como Citar

Alves Bezerra dos Santos, M., Miguel, N. M. D., & Monteiro, R. R. do A. (2026). A educação como direito fundamental social e o financiamento público como dever constitucional do Estado. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 9(1), 45–59. https://doi.org/10.36704/sdhe.v9i1.11231