MAPA CONCEITUAL

uma prática visual a ser construida na formação de professores bilíngue atuando com alunos surdos e não-surdos no ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Mapa Conceitual, Pedagogia Visual, Professores Bilingues, Surdos

Resumo

Este artigo trata do Mapa Conceitual de Ausubel (1963, 1968 apud Moreira, 1998; Novak & Hanesian, 1980 e Novak, 1981). A partir da conceituação e compreensão do Mapa Conceitual apresentamos algumas considerações de pesquisas relacionadas ao seu uso no ensino superior, bem como, buscamos relações com a Pedagogia Visual, conforme Campello (2007) com base em Vygotsky, quanto ao processo ensino/aprendizagem e Bakhtin, quanto à visão de língua (Freitas, 2003). Assim, tomando as pesquisas mencionadas, inferimos os benefícios do uso do Mapa Conceitual, também, para o aluno Surdo, no ensino superior, onde o uso da Libras media a construção do conhecimento.

 

Biografia do Autor

Wagner Cabral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando de Pós graduação do Curso de Mestrado Profissional de Educação Bilíngue do DESU / INES

Professor de Libras

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Souza Campello, A. R., & Cabral dos Santos, W. (2025). MAPA CONCEITUAL: uma prática visual a ser construida na formação de professores bilíngue atuando com alunos surdos e não-surdos no ensino superior. Revista SCIAS Língua De Sinais, 3(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/sciasls/article/view/8470