PONTES BILÍNGUES

surdez e língua portuguesa na literatura

Autores

Palavras-chave:

Língua Portuguesa; LIBRAS; Literatura; Ensino; Aprendizagem

Resumo

Este artigo aborda o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Educação Especial, desenvolvido em parceria com o Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O projeto tem como objetivo aprimorar a aprendizagem de estudantes surdos por meio de práticas de ensino bilíngue de Língua Portuguesa, com foco na interconexão entre LIBRAS e Português. Durante os cinco meses de execução na Clínica de Fonoaudiologia da UFSM, destaca-se a inclusão da literatura como instrumento fundamental. Esta abordagem visa ampliar as estratégias de ensino do Português como segunda língua, proporcionando momentos de ensino e aprendizagem mais eficazes.

Biografia do Autor

Maria Jade Pohl Sanches, UFBA

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduada em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - 2023). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Fernando Russo Costa do Bomfim

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. Atua principalmente em: laser de baixa e alta potência, modelos experimentais de artrite, cultura de células, células ósseas, imunocitoquímica, morfologia e análises moleculares com ênfase em expressão gênica e proteica. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN).

Referências

BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2013.

CAETANO, J.; LACERDA, C.. Libras no currículo de cursos de licenciatura: Estudando o caso das Ciências Biológicas. São Carlos: EdUFCSCar, 2013. Cap.13, p. 219-236.

CAMATTI, L.; LUNARDI-LAZZARIN, M. A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 386–398, 2012.

CARVALHO, O; FAULSTICH, E; SALLES, H.; RAMOS, A. Ensino de Língua Portuguesa para surdos, caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004.

FREIRE, P. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar, v. 10, p. 27, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Editora Paz e Terra, 2015.

KARNOPP, L. Literatura surda. ETD Educação Temática Digital, v. 7, n. 02, p. 98-109, 2006.

KARNOPP, L. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação (UFPel), v. 19, p. 155-174, 2010.

KARNOPP, L.; POKORSKI, J. Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo. Educação e Filosofia, v. 29, n. 1es, p. 355-373, 2015.

QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Idéias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Portuguesa para Surdos. São Paulo: SME/ COPED, 2019.

SILVA, M. Contar histórias uma arte sem idade. 7° ed. São Paulo: Ática, 1997.

STROBEL, K. As imagens do Outro sobre a cultura surda. 2º ed. revisada. Florianópolis: Editora UFSC, 2009.

ZIRALDO. Flicts. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1969.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Pohl Sanches, M. J., & Costa do Bomfim, F. R. (2025). PONTES BILÍNGUES: surdez e língua portuguesa na literatura. Revista SCIAS Língua De Sinais, 3(2), 46–60. Recuperado de https://revista.uemg.br/sciasls/article/view/8701